quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SINTRA BTT 42 km c/ Capuchos; Peninha; Abano (depois do fogo) e zona lamacenta do Autódromo.



Com o intuito de fazer uma marcação para usar com uns Amigos de longe, pouco habitués aqui pela catedral do Btt de Lisboa, fui para o terreno no domingo 14 de Novembro, já bem depois do meio-dia, depois de a chuva ter deixado de ser uma constante.
Iniciei o périplo pelo sítio do costume, mais precisamente na estrada da Penha Longa (Quinta Norte da P.L.). Por aí pode fazer-se uma escalada equilibrada, sem grandes declives. Lá em cima derivei para a direita, contornando a estrada Sintra - Capuchos e entrando pelos singles habituais em direcção aos Capuchos.
Desta forma, já que marcava para quem não conhece, tentei dar uma perspectiva abrangente do que melhor podemos encontrar aqui, por terras da Serra de Sintra.
Inevitavelmente, e porque para descer temos que subir, trepei até à Peninha, mesmo até ao topo (500 mt), para depois descer, tomando a direcção do Cabo da Roca. Finalmente desembocados na estrada N 247 (Cascais – Colares), antiga estrada para Peniche, continuei a descer em direcção a Cascais, virei á direita, numa placa que indica algo como “Mogo”, seguindo os passos duns down hillers, encetando por aí, a vertiginosa descida até à praia do Abano, fazendo o single até ao mar. Mesmo depois do fogo que arrasou esta encosta até à falésia, tal “carreiro” ainda tem muita magia.
Voltando para o sopé da Serra via aldeia da Portela, cheguei á estrada da Malveira, onde já estava perto do ponto de origem e dos cerca de 35 km que achei serem os ideais, para a volta que quero propor ao grupo de Amigos “debutantes”.
Quanto à continuação do passeio deste dia, segui ainda mais para Sul, acabando por ir dar a locais por mim antes passados numa volta com os Fuga da maria. Cheguei ao Autódromo do Estoril, e das suas traseiras, arranjei maneira de apanhar novamente a estrada da Penha longa, ficando o traçado exposto na imagem, com 42 km.
A bicicleta, essa, ficou carregada de barro, daquele que temos que tirar com um pau, porque o acumulado impossibilita a progressão da roda.
No final, foi uma jornada bem proveitosa, consegui aliar uma volta longa e com novas descobertas, com a marcação do track a que me propus.



Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1304250

As Fotos:



As inevitáveis e belas vistas da Peninha. Para além da Serra, temos o Guincho e Cascais.

 

Já cá em baixo, depois do single para a praia do Abano, começa o regresso até à Penha Longa. Lá em cima, bem no topo, a construção que se vislumbra é a Peninha. Já lá estivemos... Já aqui chegámos.


G.R.


Sem comentários: