terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Várias voltas de Estrada pelo Distrito de Lisboa (2) [Só Ida - Saída de Benfica e regresso por transportes ("Fuga para a Frente")]



Depois de aqui ter apresentado este "POST" - Todas diferentes, Todas iguais. Voltas de Estrada com 3 denominadores comuns: - Monsanto, Marginal e Sintra - Onde se descrevem algumas voltas de estrada no distrito de Lisboa, confinadas basicamente aos concelhos de Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais e Sintra, e no qual, os trajectos têm as características em comum, já referidas - O que me levou a fazer voltas especificas - Chegou agora o momento de alargar um pouco a abrangência territorial.

Como entretanto, e aproveitando os terrenos que habitualmente usamos para a prática do BTT estarem completamente intransitáveis, tenho feito quase em exclusivo passeios de estrada, nos quais tenho experimentando novos percursos e pisando concelhos lisboetas mais para Norte, achei que era a altura de trazer esse levantamento aqui ao blog, juntando para esse efeito, alguns trajectos mais antigos que fui desenterrar ao meu site de tracks, no Wikiloc.

Continuando com este conjunto de post's dedicados a voltas de estrada pela região de Lisboa. - Cada um com o seu fundamento, e depois de no primeiro, ter abordado as voltas exclusivamente desenroladas dentro dos limites do distrito; - Este segundo capitulo, refere-se a trajectos iniciados dentro do Distrito de Lisboa,  como sempre - Ou quase sempre - Com inicio na zona de Benfica /Damaia, e que, neste caso se estendem para além do distrito em causa, passando para os de  Leiria (em dois casos) e para o de Santarém (noutros dois). Um dos trajectos, aos quais intitulei: - "Fuga para a Frente", não sai do distrito, já que apesar de não voltar ao ponto de origem, tem o términos na Estação de Caminhos de ferro de Alverca, logo, no distrito de Lisboa.
Neste post especifico, a passagem pelos concelhos de Lisboa não é tão relevante, mas mesmo assim posso referir que estão quase todos contemplados - Salvo erro, faltam os de Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.

Têm em comum o facto de todos terem inicio em Benfica/Damaia e terminarem fora de Lisboa. Normalmente perto de um meio de transporte, que para esse fim, usei para regressar a casa. Usualmente acontece ser de comboio (Linha do Norte e Linha do Oeste), mas ocasiões há, que o regresso se processa via veículos de amigos, como foi o caso da volta que relatarei, até Ortiga, Fátima, Santarém.
Todos têm distâncias compreendidas entre os 100 e os 200 quilómetros (+/-). O acumulado ascensional também não varia de forma assustadora, já que está sempre entre os mil e os dois mil metros.


No seguimento das imagens que tenho apresentado ultimamente, através das potencialidades do Programa Google Earth , em que a sobreposição dos traçados nos dá uma ideia geral de como são as voltas, tendo inclusive a possibilidade de as comparar a nível geográfico, assim volto a fazer por aqui:


...Todas as voltas com fronteiras de concelhos e numa imagem diurna...



...As mesmas voltas sem fronteiras de concelhos, mas com as de distritos, e em modo nocturno...



...As ditas, mas em maior (aproveitamento de espaço na imagem)...


Agora, para se ter uma ideia mais correcta das características de cada uma delas, aqui se apresentam os trajectos individualmente. (Quando ao título está associado um link, esse corresponde ao post dessa mesma volta, outrora aqui apresentada neste blog):







Por fazer parte de uma das zonas mais frequentadas mas minhas voltas em estrada, além de a ter calcorreado em reviravoltas à descoberta dos melhores spot's para o recente "A Ver Água", esta estrada está certamente presente nas imagens de cada um de nós, muitas vezes de forma inconsciente. Como exemplo posso salientar que é esta a estrada que nos leva desde Cascais até ao Guincho, ou desde o Guincho até Sintra, passando pela Malveira da Serra, Cabo da Roca e Colares. Logo aí, acredito que já tenha sido pisada por quase todos. Mas também é a estrada que nos leva desde Sintra até à Ericeira passando pela Terrugem, de onde se pode ver o palácio de Mafra.
Depois para Norte, e até Santa Cruz, esta alternativa chega a andar coincidente com a EN 9, voltando após a Lourinhã a estar bem marcada. Termina abruptamente no acesso à IP6, antes de chegar a Atouguia da Baleia. Estaremos por essa altura no KM 2.

Com o progredir das povoações, mas sobretudo com algumas construções desordenadas, muitas vezes perde-se o rumo a determinadas estradas, bem antigas e características do nosso país. O mesmo já senti quando buscava o traçado da Translusitana, a EN 2.
Progride portanto nos distritos de Lisboa e Leiria, com cerca de 110 km e 1300 metros de acumulado.





Trajecto e track GPS no Wikiloc

Aproveitando o habitual convite para a degustação das "Famosas Sopas de Verde", por parte do Clube de Veteranos de Fátima, onde eu e alguns ciclistas de Lisboa temos grandes Amigos (Obrigado Cabrita, Beto, Tony, Rui, Joel, Marco "Carlos" Nuno e aos membros do clube ...cozinheiras incluídas... Entre Outros...), anualmente realizada em Ortiga, Fátima, em meados de Novembro, desloquei-me em bicicleta de estrada para mais uma bela volta pelo Vale do Tejo e Serra de D'Aire.
Esta volta inclui passagens por terras como: - Lisboa, Sacavém, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo, Carregado, Vila Nova da Rainha, Azambuja, Cruz do Campo, Cartaxo, Vila Chã de Ourique, Vale de Santarém, Santarém, Póvoa de Santarém, Almajões, Pernes, Rio Alviela, Liteiros, Zibreira, Casais Martanes, Pedrógão, Alqueidão, Pafarrão, Serra de Aire, Bairro, Moitas e Capela de Nossa Sra de Ortiga, Fátima.
 Trajecto maioritariamente cumprido em estrada (N10 e N3), mas com duas passagens em estradões de terra batida: Antes de Santarém e antes da Zibreira. Estes dois troços têm alternativa, e poderão ser feitos por alcatrão. Em Santarém, continuar pela N3 e atravessar a cidade, voltando ao track na rotunda do McDonalds, na Estrada para a Póvoa da Santarém, e antes da Zibreira, continuar pela estrada para fazer a ligação à E243.
Trata-se portanto de um volta que abrange dois distritos, os de Lisboa e Leiria, tem cerca de 140 quilómetros, com quase 1500 metros de acumulado.





Num total de quase 160 km, já que contempla a ida desde Lisboa, para Norte, para as Caldas da Rainha e Nazaré e depois o regresso às caldas para apanhar o comboio, de regresso a casa.
Desde Damaia, Amadora, Lisboa, usando a EN 8 a partir de Odivelas, Loures, Lousa, Venda do Pinheiro, Malveira, Vila Franca do Rosário, Gradil, Freixofeira, Carvalhal, Torres Vedras, Ameal, Ramalhal, Outeiro da Cabeça, entrada no distrito de Leiria, Bombarral, Paul/Delgada, São Mamede, A-da-Gorda, Óbidos, Caldas da Rainha, Tornada, vale de Maceira, passagem para a EN 242, em Alfazeirão, São Martinho do Porto, Rio Alcobaça, e regresso via Macarca a Caldas da Rainha.
Com o constante relevo acidentado da zona Oeste, esta volta acaba por ter cerca de dois mil metros de acumulado ascensional.





… Fui traído por um joelho, e o pior é que o malandro não estava só. Com ele estavam também, a chuva; um certo cansaço, composto na sua maioria por uma recuperação deficiente do esforço da Via de la Plata; mas principalmente, pela minha teimosia e falta de informação.
Tinha planeado (se não chove-se), sair bem cedo e fazer-me à ESTRADA, na pura acepção da palavra. Escolhi a N1/IC2 para progredir para Norte, tanto quanto possível na perspectiva de treinar estrada e resistência, e, testar os meus limites quilométricos numa via que não apresenta, à partida, grandes declives, e é na sua essência, composta de um piso razoável. Descobri à-posteriorí, no pouco que por lá andei, que não é o traçado ideal para fazer num Domingo de “domingueiros do volante”.
Nesta colagem de estrada; - EN 10, de Sacavém ao Carregado; - EN 3, do Carregado a Torres Novas; -  EN 349, de Torres Novas a Ourém; - EN 113, de Ourém a Leiria e - EN 1/ IC 2, de Leiria a Pombal, foram feitos quase 190 quilómetros, e perto de 1700 de acumulado.





Volta de Estrada pelos Concelhos de Amadora, Odivelas, Loures, Malveira, Torres Vedras, Alenquer, carregado, Vila franca de Xira e Alverca.
Usando essencialmente as estradas N 8, N 9, N 115, N 355, N 1 e N 10.
Volta com quase 115 km e pouco mais de 1000 mt de acumulado.



GR



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