quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

TODAS DIFERENTES, TODAS IGUAIS: -Várias voltas de ESTRADA com 3 denominadores comuns; - MONSANTO, MARGINAL E SINTRA.


Neste post decidi fazer um apresentação algo vasta de algumas voltas de estrada, em vez de as individualizar, como costuma ser apanágio deste blog. 
Para estas seis alternativas desenvolvidas no asfalto, que, para além de outras, fui registando durante os últimos dois meses, usei essencialmente os concelhos mais a Sul do distrito de Lisboa - Lisboa, Amadora, Oeiras, Cascais e Sintra - Com excepção de uma das voltas, um pouco maior, com cerca de 130 km, todas as outras andam entre os 80 e os 110 km's, sem que o acumulado ascensional passe dos dois mil metros. A maior, que se estende até à vila piscatória de Ericeira, mas que obedece ás características escolhidas para este apanhado, foi a única em que saí para além dos concelhos referidos, e me alarguei aos de; - Mafra, Loures e Odivelas.
 Todas elas obedecem à tal curiosidade que as junta aqui; - Têm 3 denominadores comuns bem definidos. Para além de terem início sempre no mesmo sítio, todos os traçados passam pelo Parque Florestal de Monsanto, pela Estrada Nacional nº6 (Marginal), e no Parque Natural de Sintra Cascais - Serra de Sintra e especificamente na Vila de Sintra
Esta ocorrência, foi-se sucedendo de forma espontânea de início, e depois já nas voltas mais recentes de forma forçada, para formar este conjunto de tracks que agora apresento;

- TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS:

...Em fotografia de satélite através do Google Earth, os que se concentram nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e Amadora. 
Em modo nocturno.




A mesma imagem em modo diurno.




Agora, juntamente com a volta mais abrangente, que se estende até à Ericeira, e toca nos concelhos de Mafra, Loures e Odivelas. 



INDIVIDUALMENTE TEMOS:

  1. VOLTA POR COLARES
Trajecto desenhado à mão no Wikiloc, por o registo do android ter ficado incompleto. A habitual volta desde Damaia de Baixo e Benfica, passando por Monsanto, Algés, Marginal, linha de Cascais, Guincho, Malveira da Serra, Cruzamento Azóia, Pé da serra, Cruzamento Almoçageme, Colares, Galamares, Sintra, Mercês, Cacém, Massamá, Queluz, Amadora e Damaia de baixo. Inserida no Todas Diferentes todas iguais (Voltas de estrada com 3 denominadores comuns) e passando por Monsanto, Marginal e Sintra.





    2.  VOLTA PELA ERICEIRA

Mais uma volta de estrada com passagem por três denominadores comuns com muitas das voltas que costumo efectuar. A saber: - Monsanto, Marginal (EN 6) e Sintra. Desta vez, e depois de sair de casa via Benfica e Buraca, atravesso Monsanto até Algés e aí enceto a progressão pela Estrada Marginal, desta vez só até ao Estoril, onde iniciei a subida até Sintra, passando por Alcoitão, Linhó e São Pedro. Seguidamente e rumando a Norte pela EN 247; - Lourel, Vila Verde, Terrugem, Odrinhas, Alvarinhos e Rio Lizandro. Seguiu-se o regresso a Lisboa após passagem e breve estada na vila piscatória de Ericeira, pela EN 116, com passagens em Mafra, Alcainça, Malveira e Venda do pinheiro. Aí passei para a EN 8, pelo Carrascal, Lousa, Ponte de Lousa, Guerreiros, Pinheiro de Loures, Barro e Loures. Antes de dar entrada em Lisboa, ainda cruzei Flamenga, Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto. Já em Lisboa cidade, fui até à Duque de Loulé, de onde me fiz de novo a casa pela ciclovia da Rua Marquês de Fronteira e por Monsanto.




     3.  VOLTA POR MONSERRATE

Volta habitual de estrada, com saída de Benfica e passagem por Monsanto (Pina Manique, Outeiro, Montes Claros, Caramão, Caselas), entrada na Estrada Marginal em Algés, Estoril, cascais, Guincho (com tanto vento que andava de lado para compensar o equilíbrio), Malveira da Serra, Cruzamento de Azóia, Serra de Sintra (Peninha, Capuchos, Pé da Serra), Colares, Novamente Serra de Sintra (Monserrate, Seteais, Vila de Sintra, São Pedro de Sintra), Linhó, Autódromo, Alcoitão, Estoril, Marginal de novo até Algés, Dechatlon, Pina Manique e Damaia de Baixo, Amadora.




     4.  VOLTA PELA VILA DE SINTRA

A habitual volta desde a Damaia, saindo por Benfica, atravessando o Parque florestal de Monsanto para a marginal (EN 6), via Estrada do bairro da Boavista e estrada do Outeiro, até aos Montes claros. Dai, desce para Algés via Avenida das Descobertas. Desta vez, após a Marginal, Estoril, Cascais e Guincho, subi até à Malveira da Serra primeiro, e até a Estrada para a Azóia em seguida. Continuando a subir, entrei na área protegida do Parque Natural de Sintra, para chegar à Peninha e aos Capuchos. No cruzamento dos Capuchos, tomei a direcção da Vila de Sintra, pela estrada do Parque Poente do Palácio da Pena. O regresso foi como habitualmente pelas terras que são servidas pela linha de Sintra: - Mêrces, Rio de Mouro, Cacém, Massamá, Queluz e Amadora.




     5.  VOLTA DAS DUAS SUBIDAS A SINTRA

Damaia - Monsanto - Algés - Marginal - Estoril - Cascais - Guincho - Malveira da Serra - Cabo da Roca - Peninha - Capuchos - Pé da Serra - Colares - Galamares - Sintra (Vila) - Castelo doa Mouros - Palácio da Pena - São Pedro de Sintra - Chão de Meninos - Portela - Mercês - Rinchoa - Cacém - Massamá - Monte Abraão - Queluz Amadora - Damaia.




    6.   VOLTA PELO ESTORIL

Primeira gravação de track com Android pelo Wikiloc




...ALMOST THE END...

Mais uma imagem animada que me foi fornecida pelo Google +, onde constam alguns dos traçados que aqui foram apresentados.
Acabei por a deixar para o final, por me parecer um pouco hipnótica e ao mesmo tempo confusa.


THE END


GR


Sem comentários: