segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mil a mil se fazem Amigos, e se vai conhecendo o "mundo"...Principalmente o Português...


...Desta vez, a contagem dos milhares divide-se - Quase em partes iguais - Por quilómetros de BTT, e por não menos nobres, largas distâncias de ESTRADA.
Depois de alguns meses de interregno velocipédico, em que a engorda foi factor dominante, foi decidido que parti para uma "second life", aproveitando as minhas já habituais viagens de Agosto. Acabei por fazer/refazer e concluir, muitos dos traçados que me estavam encravados na garganta.
Foi assim que me fiz de novo aos Caminhos de Santiago, primeiro com o recente CAMINHO TORRES desde Salamanca, depois com o CAMINHO PRIMITIVO desde Fonsagrada, e finalmente, com o CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA, que encetei no Porto.




"47 MIL"
CAMINHO TORRES

Desde Salamanca, passando por Cuidad Rodrigo, Almeida,  Pinhel, Trancoso, Sernancelhe, Lamego, Peso da Régua, Amarante, Guimarães, Braga, Ponte de Lima, Valença do Minho, com ligação ao Caminho Português Central até Santiago de Compostela.





"48 MIL"
CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA,
...Aqui com o maior Peregrino Português;
 - CARLOS RIOS. À nove anos nos Caminhos de Santiago. - Um abraço para ele... E...
- BOM CAMINHO!

Desde o Porto, passando por Rates, Esposende, Marinhas, Castelo do Neiva, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Caminha, Ferry no Rio Minho, La Guarda, Oia, Baiona, Vigo, Redondela e ligação ao Caminho Português até Santiago de Compostela.





"49 MIL"
GR 30 - GRANDE ROTA DAS LINHAS DE TORRES

Passagem em algumas das fortificações das Linhas de Torres e em localidades do distrito de Lisboa, como: - Bucelas, Montachique, Malveira, Mafra, Ericeira, Torres Vedras, Turcifal,  Pêro Negro e Alqueidão.





"50 MIL"
ESTRADA NACIONAL 2 (EN 2)

Travessia meridional de Portugal continental, desde Faro a Chaves. Cerca de 740 quilómetros de um Portugal de contrastes.
Início em Faro, e passagem por São Brás de Alportel, Almodôvar, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Torrão, Montemor-o-Novo, Ciborro, Mora, Montargil, Ponte de Sôr, Abrantes, Sardoal, Vila de Rei (marco geodésico do Centro Geodésico de Portugal, na fotografia, em cima), Sertã, Pedrogão Grande, Serra da Lousã, Góis, Penacova, Barragem da Aguieira, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, Castro D'Aire, Lamego, Peso da Régua, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas, Vidago e Chaves





"51 MIL"
BRAGANÇA - BEJA, EM ESTRADA

Travessia alternativa à EN 2, desta vez entre Bragança e Beja, usando uma colagem de estrada nacionais de Norte e Sul (EN 15, EN 220, EN 102, EN 16, EN 3, IP 2 e EN 18)
Passagem por diversas terras e pontos de interesse, a saber:
- Bragança, Macedo de Cavaleiros, Foz do Sabor, Torre de Moncorvo, Pocinho, Vila Nova de Foz Côa, Celorico da Beira, Vale do Mondego, Guarda, Belmonte, Orjais, Teixoso, Covilhã, Fundão, Serra da Gardunha, Alpedrinha, Alcains, Castelo Branco, Barca de Alva, Nisa, Alpalhão, Portalegre, Monfrote, Estremoz, Évora Monte, Évora, Viana do Alentejo, Alvito, Cuba e Beja.





"52 MIL"
SERRA DE MONTEJUNTO POR ESTRADA





"53 MIL"

"F.A.B.E.L." - VOLTA DE ESTRADA COM RODAS NOVAS



...To be continued...

GR

Sem comentários: