quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ciclovias de Lisboa - Eixo Central da Alta de Lisboa



Este trajecto corresponde aos dois lados da alameda do eixo central da Alta de Lisboa. Insere-se numa prospecção mais alargada que fiz no final do ano de 2013 pelas novas ciclovias de Lisboa. Com início na Rotunda Sul do eixo central da Nova Alta de Lisboa, e "emparedado" pela 2ª Circular a Sul, pela Estação de recolha do Metropolitano de Lisboa a Oeste e pelo Aeroporto Internacional da Portela a Este. É uma via devidamente marcada no passeio, para o uso das bicicletas, mas sem a habitual cobertura vermelha. Ao invés, esta possibilidade de progressão está marcada com chapas redondas, nas quais é visível uma bicicleta marcada e pintada. Tais chapas aparecem sensivelmente de dois em dois metros e estão presentes durante os três quilómetros e trezentos metros em que se desenvolve esta ciclovia. Primeiro usei a vertente do lado Oeste da Alameda do eixo Central, ligeiramente ascensional, cruzando as Avenidas; - Maria Helena Vieira da Silva, Eugénio de Andrade e Álvaro Cunhal, passando pela rotunda dos Corvos, em seguida, cruzando a Avenida Carlos Paredes e invertendo a marcha para sul, pela lateral Este do mesmo Eixo, novamente até ao início, na rotunda mais a Sul desta grande Alameda da nova Alta de Lisboa.












Também contemplados nesta prospecção, apresentados proximamente, teremos alguns dos novos troços de ciclovia da Cidade de Lisboa;
- Parque da Bela Vista e as novas marcações entre a Gare do Oriente e Santa Apolónia, da Avenida da Liberdade e a Ciclovia da Rotunda do marquês de Pombal.

...Em breve as novas ciclovias entre Cacilhas e o Parque da Paz na Piedade, Almada, Setúbal.

GR e RA

Sem comentários: