sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ciclovia Alfragide/Buraca (Bairro do Zambujal) Amadora, Lisboa


Continuando com o levantamento de várias ciclovias e zonas pedonais, que fiz em meados de Novembro do ano passado. 
Além das já apresentadas, na Reboleira, e em Venteira/Queluz/Hospital e Parque do aqueduto/Fitness Parque do Zambujal, no bairro do Zambujal, em Alfragide, por aqui ainda deixarei registada outra, também no Concelho da Amadora, distrito de Lisboa, nomeadamente, na zona da Colina do Sol/Falagueira, entre a Estrada Correia e a Estrada Militar/ Cemitério de Benfica.

Passeio com mais de mil e seiscentos metros, incluindo ainda algumas ramificações soltas que não contemplei nesta prospecção. Tem início junto à escola básica Almeida Garrett e desenvolve-se pela Estrada da Portela, virando para a Urbanização do Zambujal perto do Fitness Parque do Zambujal, na Rua da Misericórdia. Contorna todo o bairro desde a Rua das Mães de Água até terminar na ponte pedonal sobre a IC 17/ CRIL, que nos leva até ao Bairro da Boavista e ao Estádio de Pina Manique em Plena zona do Parque Florestal de Monsanto.
Apesar de não ter sinalização (algumas partes têm metragem, pintada no chão), é uma zona de trânsito misto, entre peões e bicicletas. Esta infra-estrutura é de cariz pedonal, mas é permitida a circulação das bicicletas. Insere-se numa prospecção mais alargada que fiz no final do ano de 2013 pelas ciclovias periféricas de Lisboa.
















Também contemplados nesta prospecção, mas apresentados num grupo de Post, mais lá para a frente, ficaram alguns dos novos troços de ciclovia da Cidade de Lisboa;
- Rua das Murtas, Eixo Central da Alta de Lisboa, Parque da Bela Vista e as novas marcações entre a Gare do Oriente e Santa Apolónia, da Avenida da Liberdade e a Ciclovia da Rotunda do marquês de Pombal.
...Em breve as novas ciclovias entre Cacilhas e o Parque da Paz na Piedade, Almada, Setúbal.

GR e RA

1 comentário:

NMC disse...

Car,
Desconhecia esta "ciclovia" em Alfragide. E que fará todo o sentido para o projeto que ando a tentar sensibilizar as entidades competentes a tomarem em consideração.
http://asminhasbicicletas.blogspot.pt/2015/01/estudo-ciclovia-alfragide-lisboa-v10.html
Se conhece este percurso peço-lhe que deixe o seu testemunho lá no post do blog.
Obrigado