segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ECOPISTA DO CORGO (Vilarinho de Samardã - Vila Pouca de Aguiar)


Esta parcela da antiga Linha do Corgo, entre Vilarinho de Samardã e Vila Pouca de Aguiar, faz parte de uma extensa possibilidade de progressão BTTistica, com mais de 90 km´s, desde o Peso da Régua, até Chaves, onde, mais de nove já estão desenvolvidos e sinalizados como Ecopista do Corgo, em Vila Pouca de Aguiar.
Estes mais de 14 km, foram percorridos quando fizemos o Caminho Português Interior, em 2012, entre Viseu e Chaves. Depois de Vilarinho de Samardã inicia-se uma vertiginosa descida até ao Rio Corgo, para depois, desembocarmos num rasgo longitudional em plena montanha; - Surpresa! - Estamos na Linha do Corgo! 
É assim que o Caminho de Santiago progride durante alguns quilómetros, até Vila Pouca de Aguiar, sempre com o Rio que dá nome à linha, ao alcançe dos nosso olhos.

ATENÇÃO AOS PEREGRINOS DO CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR A SANTIAGO, e a quem quiser fazer esta versão da "ecopista" desde Vilarinho de Samardã: Está impossibilitada a passagem na ponte sobre o Corgo, em Vilarinho de Samardã, por isso há que seguir a alternativa proposta.





LINKS DE INTERESSE:





Algumas Fotografias : 


Antiga estação de Samardã, rodeada de algumas infraestruturas de apoio.
Foi aqui que se deu a junção da marcação do Caminho Português Interior e da antiga linha do Corgo.




Eis-nos, o "Guarda-Rios", o "Zébroclinas" e o "Césarmoina", no estradão rasgado na montanha, que outrora foi a Linha do comboio.


GR e RA

Sem comentários: