sexta-feira, 27 de setembro de 2013

GR 10 - ESPANHA-SERRA DA GATA (TERMAS DE MONFORTINHO-CILLEROS-GATA-ROBLEDILLO DE GATA-CUIDAD RODRIGO)


Volta efectuada nos dias 13 e 14 de Agosto deste ano, com o intuito de continuar a prospecção que tinha encetado em 2011, pelos trilhos da GR 12 Portuguesa. Esta GR tem continuação além fronteira, e segue até Valência pela GR 10 espanhola.
É da parte dessa GR 10 que atravessa a Serra da Gata, em Espanha, que agora vos falo.
Sai das termas de Monfortinho e atravessa toda a Serra, de SW para NE, passando por Cilleros, Trevejo, Hoyos, Perales, Gata, Descargamaria e terminando em Robledillo de Gata. Dai para Cuidade Rodrigo, a ligação é feita pela carretera.
O traçado da GR 10 continua depois de Robledillo, e segue para Este, onde acaba por cruzar com a Via de La Plata, em Aldeanuava del Camino, e progride até à costa mediterrânica.
Esta Serra tem uma característica curiosa; Basicamente é formada por duas cordilheiras paralelas, com um vale profundo entre elas. Uma vez subida a primeira vez aos 1000 mt, e entrando no vale, já não há outra alternativa de saída, senão voltar a subir... No fundo, e numa linguagem simples e figurativa, faz lembrar uma "banheira".


O TRAÇADO NO RWGPS :






FOTOGRAFIAS NO PICASA : 


Primeiros passos depois da fronteira, são contíguos ao Rio Erges, afluente do Tejo, que demarca essa linha durante vários quilómetros.
A placa refere a hipótese - extremamente plausível - de muitos destes caminhos, especialmente nas proximidades do rio, ficarem submersos durante o período das chuvas.
- Facto a ter em conta.



A Marcação não é constante, mas por vezes está bem visível e conservada.
Assim se passa na zona de Cilleros




Antigo castillo de Trevejo...
...Depois de um subida dura, que nos leva dos 400, aos 800 mt.




...Em plena descida, depois de Serra del Salío, em direcção a Gata...




...Ao fundo, um dos pontos mais altos da Serra da Gata; - Monte Jálama, a cerca de 1500 mt de altitude.



...Vista desde o Rio Árrago sobre Robledillo de Gata.
-Um autêntico postal desta Serra.


GR


Sem comentários: