sábado, 28 de setembro de 2013

Ciclovias de Valença do Minho (Fortaleza e Rio Minho), Viana do Castelo


...Continuando no Caminho de Torres a Santiago de Compostela, acabei por passar em Valença do Minho onde, para além da Ecopista entre Valença e Monção, "descobri" mais três hipóteses de progressão, em trajectos de uso exclusivo/combinado para as bicicletas.
Umas vezes chamadas de ciclovia, outras de ecopista, mas que todas juntas, fazem uma linha de progressão de 22 quilómetros, contornando a fortaleza, o Rio Minho, e em paralelo, a actual linha de caminho de ferro do Minho, até às imediações da estação de São Pedro da Torre.

ASSIM TEMOS :












Algumas Fotografias :


Ciclovia/Ecopista partilhada, de Valença do Minho.
Início junto à zona fronteiriça, perto da ponte velha rodo/ferroviária.
Cerca de 2 km, que contornam a fortaleza, e se estendem até à praia fluvial do Rio Minho. 




Placard informativo, onde se pode ter um noção das parcelas de ecopista, que agora vos falo, desde Monção até São Pedro da Torre, sempre nas proximidades do Rio Minho e com vistas largas para Espanha.




Chegada à praia fluvial do Rio Minho, em Valença, onde começa mais esta parcela da Ecopista do Rio Minho.
Aqui sim progredimos muito perto do Rio, primeiro...




....E depois, em paralelo à linha férrea actual, numa construção completamente nove e quase inexplorada, e que, segundo me deu a parecer, irá ter continuação para breve. 
- Será que teremos uma futura ligação até Vila Nova de Cerveira? - No que seria uma das maiores linhas de progressão contínua para bicicletas e peões....
...Aguardemos..

GR e RA

Sem comentários: