segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Amarante - Arco do Baúlhe (Cabeceiras de Basto) - Mondim de Basto - Sra da Graça - Amarante (usa Ecopista do Tâmega)


...Ainda a propósito do Caminho Torres a Santiago, e aproveitando o facto de saber da existência da Ecopista do Tâmega, guardei um dia para fazer tal prospecção, e ainda - qual cereja no topo do bolo - Fazer uma das subidas mais míticas do nosso país.
Ainda para mais, poucos dias após a caravana da volta a Portugal em bicicleta ter andado por tal ponto, onde inclusive, ocorreu uma chegada de etapa.
É assim que chegamos a este: Amarante - Celorico de Basto - Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto) - Mondim de Basto - Monte da Sra da Graça (Monte Farinha) - Amarante, sempre com a presença do Rio Tâmega.




Imagem do perfil :






Elemento reinante nesta viagem; - O Rio Tâmega




Também presente em quase todo o percurso entre Amarante e Cabeceiras de Basto, este Monte Farinha é mesmo uma imagem marcante...Só mesmo indo lá!




...Ora cá vamos nós...
Aqui, prestes a cortar a "meta", que por acaso nem estava no topo do monte, mas sim um pouco mais em baixo, perto do Lago de Santiago.




...Para que a "peregrinação" ficasse bem marcante ainda tive oportunidade de subir ao ponto mais alto do Santuário da Sra da Graça, e aí poder contemplar...




...As belas vistas!
Veja-se por exemplo, na encosta a Noroeste. Aqui, dá para ter uma noção do declive, e da estrada usada para trepar este autêntico MONTE.




...Nesta vertente a Sudeste, temos a vista ideal sobre o Parque Natural do Alvão, onde nesse dia começaram alguns focos de incêndio, que, passados 15 dias - digo-o porque voltei e vi - fizeram com que o parque ficasse completamente ardido e irreconhecível. - Uma lástima! - Um crime!




...O regresso a Amarante foi feito pela Ecopista do Tâmega.
Uma das infraestruturas mais "positivas" para o uso da bicicleta em Portugal. Este túnel é disso um exemplo.
Neste dia de extremo calor, soube muito bem fazer uma pequena pausa dentro deste túnel.


GR



2 comentários:

Unknown disse...

Cara equipa

Gostavamos de usar duas imagens vossas da copista de cabeceiras de basto no nosso site. pretendíamos vossa autorização. Obrigada

Teresa
teresamguima@gmail.com

João Galvão disse...

Boas,
Pode usar as fotos que entender.
Só lhe peço que mande um link do site e do tema em questão para eu matar a curiosidade e ficar melhor informado acerca do tema.
Cumprimentos, e, boas pedaladas para a Teresa ...Se for o caso...

João Galvão (Guarda Rios ou Nés)