quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Volta entre Dão e Vouga. (em busca das Ecopistas)


Viagem planeada à algum tempo, principalmente depois de concluída toda a pavimentação, em forma de ciclovia, da antiga linha do Dão, entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.

Depois de caminhar para Norte, em direcção à terra de Viriato, o segundo dia foi dedicado à exploração da parte inactiva da linha do Vouga. Percorrendo as terras do vale e do Sever do Vouga.
Aliado ao prazer de andar de bicicleta, ainda me foi proporcionado conhecer algumas terras das regiões de Viseu e Aveiro, tais como: - São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades, Paradela, Albergaria-a-velha e Aveiro.





Atividade: mountain bike
próximo a Vimieiro, Viseu (Portugal)
Extensão da trilha: 156,31 quilômetros
Elevação mín: 12 metros, máx: 567 metros
Altura acum. subida: 1.190 metros, descida: 1.327 metros
Grau de dificuldade: skill Moderado
Horas: um dia 4 horas 23 minutos
Data: Novembro 02, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 3313 ©
nés Todos os direitos reservados


Algumas das fotos que fiz nesta viagem :

Estação de Santa Comba Dão, início desta prospecção pelas Ecopistas do Dão e Vouga.
A parte asfaltada da Ecopista do Dão começa uns metros mais a Norte, seguindo pela plataforma da estação até ao fim.



Em plena Ecopista/ciclovia do Dão, já no concelho de Viseu, podemos perceber como eram as composições que circulavam nesta linha.
Certamente não serão as originais, dos inícios do século XX, mas dão uma ideia.



É em Viseu que termina esta ecopista do Dão, final do primeiro dia de prospecção.



Antiga Ponte férrea em pedra, sobre o rio Zela, em Vouzela.
Um dos ex-libris da Ecopista do Vouga.



O profundo e extenso vale do Vouga.



Alguns dos troços da Ecopista do Vouga, pela pouca frequência de passagem, vão fechando, tornando ainda mais atraentes as vistas e a sua travessia.



O estado em que vão ficando alguns dos caminhos, antigas estações e apeadeiros, desta ecopista.
- Mas diga-se, que foi, e, continua a ser desenvolvido um assinalável trabalho de recuperação e reocupação de algumas das estações. Pelo menos as mais emblemáticas. Desde sedes de "Casas do Povo" até Juntas de Freguesia, muitos são os motivos para dar uso a tais infra-estruturas.



Socalcos e Rio Vouga em Sever do Vouga.



GR

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