sábado, 24 de setembro de 2011

ARRÁBIDA 75


Este post faz parte de um grupo de 3, denominado por isso 1.3, correspondente a uma prospecção que fiz nos dias 7 e 8 de Setembro de 2011. (toda a abordagem ao tema no tab Arrábida)

Depois de por lá ter rolado variadas vezes pelas estradas, chegou finalmente a hora de explorar a vertente BTTistíca deste Parque Natural.

Assim, nesta minha primeira passagem em BTT pelo PNSA, pude comprovar a excelência de alguns singles e locais "famosos".

Deste traçado de 75 km, com início na Rua 25 de Abril, em frente às camionetas, em Palmela, fazem parte alguns deles. A saber; - Passagem pela parte velha de Palmela, com subida até ao Castelo e contorno deste por toda a encosta (atenção à passagem pelas redes, já que estamos a falar de um terreno privado); Regresso ao Castelo pela Calçada Romana, na vertente Sul da encosta; Passagem pelo ponto de partida em direcção aos moinhos; Subida do "Zig Zag"; Descida pelo single "Fim do Mundo"; Subida e descida até à Aldeia de Irmãos; Abordagem ao espectacular mas muito perigoso single da "Falésia"; Todo o single do "velho das Saias" ou "Xico das Saias"; Subida do single do"Outão" e descida para o Parque de merendas da "Comenda"; O estradão e single ao longo da ribeira da "Comenda"; A Calçada Romana entre a Nossa Senhora da Anunciada e Grelhal, outrora parte integrante da Via romana entre Cáceres e Santarém; A subida da "Tartaruga"; Os singles descendentes da Capela de São Luís; O perigoso mas emocionante single do "Tanque"; A subida das "2 cerejas" e do "1/3 de encosta" para o fabuloso single da "1/2 encosta"; Passagem pela estrada de Barris e entrada na propriedade da Escudeira; Subida às antenas de Palmela e descida pelos trilhos do Down hill; Até à subida da estrada da Cobra, que nos conduz até ao centro de Palmela e ao Castelo.




Atividade: mountain bike
próximo a Palmela, Setúbal (Portugal)
Extensão da trilha: 75,39 quilômetros
Elevação mín: 10 metros, máx: 249 metros
Altura acum. subida: 2.081 metros, descida: 2.077 metros
Grau de dificuldade: skill Muito difícil
Horas: 22 horas 40 minutos
Data: Setembro 09, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Sim
Coordenadas: 3129
© nés Todos os direitos reservados



Rede que delimita o terreno privado em volta da encosta do Castelo de Palmela.



Estradão dos moinhos, que nos faz sair de Palmela, e nos leva até à parte mais inóspita da serra da Arrábida.



Depois de contornar uma boa parte da encosta do Castelo de Palmela, somos levados até uma parcela de uma antiga Calçada Romana. É de lá que temos esta vista.



... Ainda há muito para transpor...



Single da "Falésia". Tem tanto de perigoso como de espectacular.



...Muito difícil...
Entre o Outão e a "Comenda".



Sempre presente quando subimos a mais um cume; - A península de Tróia.



Pedreiras da Serra da Arrábida. Autênticas feridas abertas nas encostas da Serra.



Boa documentação à passagem por uma antiga estrada Romana, entre Nossa Senhora da Anunciada e Grelhal.



Mais uma bela imagem, das muitas que este traçado proporciona...


GR

Sem comentários: