terça-feira, 10 de maio de 2011

EN 247. "A minha etapa da volta a Itália"


Há muito presente no meu pensamento, esta Estrada Nacional 247 (EN 247), na íntegra, estava por cumprir.
Ao mesmo tempo com o fundamento de a descobrir e ligar, já que nos mapas não é fácil seguir-lhe o rumo, aparecendo interrompida e muitas vezes coincidente com outras, nomeadamente com a N9, com a N8-1, etc, mas também, por já me ter cruzado com tal itinerário variadíssimas vezes, e por saber que fazia a ligação entre Peniche e Cascais, com perto de 100 km's.

Seria portanto uma voltinha ideal para fazer num dia de folga. Era só apanhar o comboio das Caldas até A-da-Gorda, fazer os cerca de 20 km de ligação até Atouguia da Baleia (via EN 114) e descobrir o início da dita, que sabia ser perto da IP6, à entrada desta povoação com muita história.
D. Afonso Henriques concede aos cruzados franceses Guilherme e Roberto de Corni a terra de Tauria (actual Atouguia da Baleia) como reconhecimento do auxílio prestado na conquista de Lisboa aos mouros

Por fazer parte de uma das zonas mais frequentadas mas minhas voltas em estrada, além de a ter calcorreado em reviravoltas à descoberta dos melhores spot's para o recente "A Ver Água", esta estrada está certamente presente nas imagens de cada um de nós, muitas vezes de forma inconsciente. Como exemplo posso salientar que é esta a estrada que nos leva desde Cascais até ao Guincho, ou desde o Guincho até Sintra, passando pela Malveira da Serra, Cabo da Roca e Colares. Logo aí, acredito que já tenha sido pisada por quase todos. Mas também é a estrada que nos leva desde Sintra até à Ericeira passando pela Terrugem, de onde se pode ver o palácio de Mafra.
Depois para Norte, e até Santa Cruz, esta alternativa chega a andar coincidente com a EN 9, voltando após a Lourinhã a estar bem marcada. Termina abruptamente no acesso à IP6, antes de chegar a Atouguia da Baleia. Estaremos por essa altura no KM 2.
Com o progredir das povoações, mas sobretudo com algumas construções desordenadas, muitas vezes perde-se o rumo a determinadas estradas, bem antigas e características do nosso país. O mesmo já senti quando buscava o traçado da Translusitana, a EN 2.

São as necessidades do progresso, será?




Atividade: ciclismo
Extensão da trilha: 152,55 quilômetros
Elevação mín: 4 metros, máx: 273 metros
Altura acum. subida: 1.583 metros, descida: 1.477 metros
Grau de dificuldade: Difícil
Horas: 6 horas 48 minutos
Data: Maio 09, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 2480
Altimetria



Atividade: ciclismo
Extensão da trilha: 107,82 quilômetros
Elevação mín: 8 metros, máx: 273 metros
Altura acum. subida: 1.206 metros, descida: 1.194 metros
Grau de dificuldade: Moderado
Horas: 4 horas 31 minutos
Data: Maio 99, 2011
Termina no ponto de partida (circular): Não
Coordenadas: 1756
Altimetria



Muitas e muitas vezes o mar está presente quando transitamos pela EN 247.



Alguma da história de Atouguia da Baleia. Aqui, a igreja da Misericórdia.



Já não são muitos os marcos antigos. Dos originais, por certo, até já nem haverá nenhum. Nesta foto, estamos entre a Praia da Areia Branca e a localidade de Areia Branca.



Bela vista, a do Convento/Palácio de Mafra. Esta foto foi tirada algures entre Odrinhas e Terrugem.


GR

Sem comentários: