segunda-feira, 14 de março de 2011

Ciclovia Salir do Porto Foz do Arelho. Leiria


…E esta hem… Apesar de ser totalmente cumprida na berma da estrada nacional N360, esta Ciclovia, que confesso, me apanhou completamente de surpresa, tem o condão de nos levar praticamente desde São Martinho do Porto até à Foz do Arelho, dois dos mais belos ex-líbris, desta região do Oeste costeiro.

Nem mais, estes oito quilómetros e duzentos metros, começam logo a saída de Salir do Porto (para quem circula de Norte para Sul), e levam-nos até à rotunda de acesso à variante Atlântica às Caldas da Rainha, também ela servida por uma Ciclovia que apresentarei por aqui em breve.

Além das vistas, sempre profundas desde que o céu esteja descoberto, sobre as Berlengas, quanto mais subimos neste traçado, melhor é a nossa perspectiva do que se vai aproximar. Depois de alcançarmos o ponto mais elevado desta estrada e da sua Ciclovia de berma, o que acontece perto de Algueirinhos, temos os cerca de cem metros de desnível cumpridos e iniciamos a descida para a Lagoa de Óbidos. Onde daremos entrada na foz do rio, que dá La Palice(ianamente) nome a esta pequena vila, porta da Lagoa e do caudal que a alimenta; O Arelho.



O Track :



As Fotos :


Subida para a estrada N360, logo após a saída de Salir do Porto.


Longa estrada; Belas vistas... Ao fundo a Foz do Arelho, à direita as Berlengas.


R.A.

Sem comentários: