terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ciclovia São Pedro de Moel Vale de Paredes. Leiria


Mais uma longa ciclovia da costa Oeste, distrito de Leiria.

Desta vez, e na senda da linha seguida desde a Praia do Osso da Baleia (Carriço), uns 45 km's mais para Norte, poderemos chegar a Vale de Paredes, no concelho de Alcobaça.
São mais de 11 km's, que podemos fazer seguidos, desde a saída de São Pedro de Moel, até à rotunda de aceso à praia da localidade.

Nesta viagem, tive oportunidade de passar vários acesos a praias desta região costeira, e constatar que algumas delas, também eram servidas por ciclovias. Nomeadamente, as bifurcações para a Praia da Pedra Lisa e para a Praia da Pedra do Ouro. Contudo, não efectuei esse levantamento. No entanto deixo aqui um link para a página "Ciclovia", onde se poderá ter uma noção geográfica do que acabo de frisar.
No registo fornecido pela Câmara Municipal de Alcobaça, estão mencionados dois outros braços de ciclovia, que, tal como tem sido meu apanágio, dividi em percursos diferentes, por estarem interrompidas das antecessoras. Refiro-me as ciclovias de Pataias - Vale de Paredes e de Vale de Paredes - Nazaré, que "postarei" de seguida.

Esta ciclovia estende-se maioritariamente pela estrada Atlântica, o que lhe confere uma altimetria muito ténue. No entanto há uma excepção a essa regra, que podemos encontrar na subida para a estrada de Pataias, onde somos levados a circular, para encontrar-mos a ponte que nos permite cruzar a linha de água que desagua em Vale de Paredes.
Depois dessa rotunda, (bifurcação para a ciclovia de Pataias), e da descida até à praia, termina esta parte das ciclovias de Alcobaça, aqui mencionada.
Após uma interrupção de dezenas de metros, podemos, junto ao Parque de Campismo, continuar esta linha de progressão directa ao Sul, até à Nazaré.


O Track :




As Fotos :


Longos e longos tapetes de ciclovia, vermelha e não só. É o que podemos encontrar nesta estrada Atlântica, desde o Carriço, no concelho de Pombal, até à Nazaré.
Nesta viagem, é nos possível atravessar muitos dos concelhos do distrito de Leiria. Nomeadamente, os de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré.



À direita, as praias da Pedra Lisa e da Pedra do Ouro, onde podemos circular noutra pequena ciclovia.


R.A.


Sem comentários: