sábado, 22 de janeiro de 2011

Em busca das ciclovias da Margem Sul (distrito de Setúbal) – Parte 2.0 (Montijo)


Roteiro :
Praça de Espanha – Cais do Sodré – Seixalinho – Montijo – Fórum Montijo – Seixalinho – cais do Sodré.

…Ficou então para um segundo dia a tal prospecção às ciclovias do Montijo, que levava como ideia inicial, e que porque falta de informação acabei por adiar (Post anterior). Agora, já com o conhecimento dos horários e usando um dia da semana de folga, para poder completar tal apanhado, segui para a travessia fluvial mais longa das quarto existentes no Tejo, aqui à beira da costa lisboeta. Do cais do sodré até ao cais fluvial do Seixalinho são cerca de 14 km, e quase meia hora de viagem. Isto apesar dos barcos (Catamarans) serem bastante rápidos.

Lá chegado encetei a procura das ciclovias que tinha referenciado. Apesar de se poder imaginar uma só pista em volta do Montijo, esta está repartidas em pelo menos seis hipóteses.
Com actos de inauguração que distaram mais de oito anos, estes pedaços de ciclovia que envolvem quase por completo a cidade do Montijo, foram iniciados por volta do ano 2000 (corte da fita pelo Eng. Sócrates, como responsável pelo ambiente em 2001), e até à data, 17 de Janeiro de 2010, a última ciclovia foi estreada em Outubro de 2009.

Ao todo, são quase 10 km de ciclovias, onde a maior tem quase cinco quilómetros (Fórum Montijo), e a mais curta, uns singelos 300 mt (mais próxima do cais da Transtejo).

Este grupo de mensagens referentes a estas seis ciclovias e à viagem que permitiu que fizesse o levantamento geográfico e fotográfico destas, fiará dividido, tal como as homologas de Almada e Seixal em alíneas. - Assim temos : 2.0 – Apresentação da viagem em geral (post actual); 2.1 – Ciclovia Rua cidade de Guimarães; 2.2 – Ciclovia da Avenida Fialho Gouveia (Modelo); 2.3 – Ciclovia Avenida de Olivença – Bairro da liberdade; 2.4 – Ciclovia Avenida D. João II – Circular externa – Fórum Montijo; 2.5 – Avenida D. Afonso V – Avenida Amália Rodrigues; 2.6 – Ciclovia Rua Vasco da Gama (Afonsoeiro).
- Boa Viagem...



O Track (O regresso de barco desde o Seixalinho no Montijo, até ao Cais do Sodré foi uma união de pontos, por falta de marcação. Não correspondendo ao desenho que o catamaran fez na realidade. Esse, para se ter uma noção, é muito idêntico ao efectuado na ida para o Montijo) :


As Fotos :

Imagem curiosa e cheia de contrastes... Temos ao fundo os típicos prédios de uma cidade dormitório, mas não nos faltam os casinhotos e a pastorícia, normais de um terreno agrário, vestígios do que eram estas terras num tempo não muito longínquo. Para completar este "ramalhete", ainda temos o que nos trás por aqui, e que aos poucos, vai sendo conotado com civilização e desenvolvimento dos espaços urbanos; As Ciclovias.


Confesso que, se já lá tinha passado não me lembrava, mas está muito bem arranjada a zona costeira, em frente ao centro do Montijo. - Gostei!

R.A.

Sem comentários: