sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Em Busca das Ciclovias da Margem Sul - Ciclovia Parque da Paz (Centro Sul) - Almada Fórum. 1.5

...E para terminar este primeiro dia de prospecção em torno das ciclovias da Margem sul (Concelhos do distrito de Setúbal, limítrofes do rio Tejo), eis-me chegado ao "fim da linha".
Segundo informações de populares, além desta ciclovia que agora vos apresento (tirando as anteriormente referidas), não existe mais nenhuma ciclovia pelas redondezas.

Lembro-me agora da existência de uma grande construção, mais precisamente, entre o cais fluvial da Trafaria e a Costa de Caparica, mas essa já por aqui tinha sido exposta em 2009.

Desta, posso dizer que tem cerca de mil e quatrocentos metros, declive médio e constante, e que passa por um dos mais belos parques da Grande Lisboa, O Parque da Paz. - Além disso ainda apresenta algumas curiosidades que ficarão demonstradas por algumas fotos...


O Traçado :




Link para o Traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1415447


As Fotos :

Início da Ciclovia em questão, entre a rotunda do centro Sul e o Parque da Paz. Por aqui podemos constatar que para além da informação vertical temos um ponto de apoio mecânico para as bicicletas com ar e água, tal qual os que encontramos nos postos de abastecimento da galp. Só para que conste, e como não há bela sem senão, a bomba de pé que é facultada para o efeito estava... Estragada (...ou melhor... Não estava... Lá!)


O fim da ciclovia, depois de deixar definitivamente o Parque e de passar sob um dos muitos viadutos da zona, termina numa das portas de acesso dos carros à garagem do centro comercial Almada Fórum...


... Curioso, e digo isto porque segui as linhas, guia para as bicicletas, até entrar no dito parque de estacionamento, é o facto de dentro deste espaço, não só ser permitido, como incentivado, o uso dos "nossos" veículos. Ao que sei (...como devo estar errado...Emendo para...) Pelo que me é dado a conhecer, será um caso muito raro, para não dizer único, no género.

R.A

Sem comentários: