terça-feira, 9 de novembro de 2010

Novas descobertas; Mais ciclovias. "Ciclovia entre Altura e Manta Rota"



Este pequeno troço de ciclovia (não passa dos 500 mt), tem uma particularidade muito interessante.

Neste extremo Este do sotavento algarvio, os concelhos de Vila Real de Santo António e de Castro Marim confundem-se, já que apesar de muito maior, o de Castro Marim, não tem muito território na costa, e o de VRSA, sendo muito mais pequeno (julgo mesmo que será o menor do Algarve), divide-se em duas parcelas, abraçadas pelo seu "vizinho", sendo que uma está a Este (onde fica a cidade e o Guadiana), e a outra a Oeste.
Transportando esta curiosidade geográfica para a ciclovia em questão, temos que; Altura é uma freguesia do concelho de Castro Marim, onde as infra-estruturas ciclisticas estão muito atrasadas (é assim com a Ecovia do Litoral e com as ciclovias em questão), enquanto que o de VRSA , onde fica Manta Rota, é muito mais empreendedor. Tendo ciclovias várias, ao longo da costa.
A ciclovia aqui relatada, é precisamente uma dessas, e é um espelho do problema "logístico" que acabo de descrever: - Assim, temos que os quinhentos metros de ciclovia, desenrolam-se desde Manta Rota, em direcção a Altura, mas param abruptamente numa pequena ponte perigosa, feita de chapas de madeira, sobre um curso de água, que divide os concelhos em questão.
O que poderia ser uma ciclovia a ligar dois povoados tão pequenos e tão próximos, é um bloqueio, que mais faz lembrar o muro de Berlim durante a Guerra fria.

 

Link para o traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1224158

As Fotos :


Fim abrupto da ciclovia e do concelho de VRSA. Para lá da pequena ribeira, começa o concelho de Castro Marim, mas continua a Ecovia do Litoral e o Caminho de Santiago (Português de Este), pelo menos enquanto as chapas de madeira não cederem...


 

Não há dúvida que o concelho de VRSA fez um bom investimento em infra-estruturas para as bicicletas e peões. Aqui temos um bom exemplo.

R.A.

Sem comentários: