segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eurovelo Portugal (Ecovia do Litoral) Concelho de Vila do Bispo.

…E então, para terminar esta minha última abordagem (pelo menos enquanto não estiver concluída, ou que surjam novidades “palpáveis”) à Ecovia do litoral, vou-vos falar desta passagem pelo concelho de Vila do Bispo.
Foi aqui que tomei conhecimento desta possibilidade de progressão pela costa algarvia, quando vim terminar a minha Via Algarviana, em Setembro de 2009. Nessa altura, e quando no regresso, me deslocava até Lagos, deparei com as marcações, que, nem sempre de forma continuada, se desenhavam até Burgau (freguesia limite, entre Vila do Bispo e Lagos).
Depois, mais tarde, voltei ao terreno para tentar descobrir o que realmente estava feito e onde se poderia evoluir nesta Ecovia. Ficando na altura pelos concelhos do barlavento algarvio, onde pude comprovar o grande atraso, na construção das vias e marcações necessárias, principalmente nos concelhos de Lagos e Portimão.
Desta vez, à terceira tentativa, tive oportunidade de completar o traçado, que certamente estará muito próximo do que virá a ser o futuro “braço” da linha 1 do EuroVelo em Portugal.
Como nas outras visitas a esta região, fiquei absolutamente convencido do grande trabalho e alguma dedicação, que neste concelho se dedicou (e tem dedicado) a esta obra, agora já um pouco “enferrujada”. Por ter muitos marcos bem perto do mar, sujeitos ao desgaste constante provocado pela salinidade, algumas marcações foram ficando degradadas. Isto, enquanto outros concelhos ainda nem sequer encetaram as suas empreitadas.
Assim, e acabadas algumas obras nas proximidades de tal marcação, que aliás me dificultaram a busca, nas passagens anteriores, agora, tudo está concluído e devidamente ligado, tornando esta parte da Ecovia uma das mais atraentes, e seguramente, a de melhor marcação e cuidado (apesar da inevitável ferrugem). – Parabéns Vila do Bispo!





G.R. e o R. A. 

Sem comentários: