terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ecovia do Litoral. Concelho de Vila do Bispo (FOTOS)

Como descrevi no post anterior, este concelho é o que apresenta melhor marcação, e onde os caminhos, vistas e passagem pelas aldeias, está melhor assinalado. As belas paisagens, e o agreste do mar neste local, outrora escolhido pelo Infante D. Henrique para aqui montar a sua escola de navegadores, fazem deste extremo do barlavento algarvio um belo e regenerador passeio. 
Nestes 33 quilómetros podemos ver de tudo um pouco: Aldeias interiores, belas vilas de costa, praias, falésias, Fortalezas e faróis.




Imagem demonstrativa do cuidado e conservação da marcação do percurso. Já aqui passei antes e estas linhas estavam menos "luminosas".



Entre Burgau e Salema, deparamos com um longo vale verdejante mas inóspito, que culmina numa escalada à falésia e ao deslumbramento da vista de uma das praias menos exploradas desta zona.

 

Já aqui tinha estado antes, mas por se encontrar em obras, seguia sempre pela via da esquerda, quando a verdadeira ecovia segue pela direita. Embora mais distante, proporciona uma vista inesquecível sobre as falésias e costa deste extremo do barlavento algarvio.



Mesmo antes de chegar à aldeia de Raposeira, onde tive oportunidade de conhecer um posto dos CTT móvel, em que os idosos sobem para a traseira de uma carrinha de mercadorias e são atendidos por um funcionário que está atrás de um vidro na cabine de condução, tive tempo para me regalar com este grande aglomerado de animais, onde para além dos caprinos e ovinos ainda se abastecem algumas aves.




- ERA OBRIGATÓRIA!

...Só mesmo para...
...Mas, lá está... Não lhe falta a "patine" ferrugenta.



Um exemplo de um dos belos traçados deste concelho... Entre aldeias e praias...


Depois de tantas chegadas "Glorificantes" a este extremo do continente Europeu, foi a primeira vez que tive o privilégio de entrar e visitar o farol do Cabo de São Vicente.




Inevitável!
Km 0, da Ecovia do Litoral, mesmo em frente à porta do farol.

 
Todas as fotos desta viagem pela Ecovia do Litoral em :

Todos os tracks da Ecovia do Litoral  em : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=nés


G.R. e o R.A.

Sem comentários: