sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eurovelo Portugal (Ecovia Litoral) Concelho de Olhão.

Com a entrada neste concelho surgem-nos os primeiros problemas para fazer cumprir o traçado que está proposto, para ligar os extremos da costa algarvia em forma de Ecovia do Litoral. Como efectuei o trajecto desde Vila Real de Santo António, e depois de ter passado os concelhos de Castro Marim e Tavira é por aqui que começam as dificuldades. Apesar de existirem as placas informativas, habituais no inicio (ou fim) de cada concelho, neste caso, essas marcas não passam muito desse local. Depois, pelos cerca de 21 km em que esta ecovia cruza este concelho, não há muito mais indicações que nos guiem. Chega mesmo a ser perigosa, a tentativa de levar este track por diante, já que em determinada altura, temos que atravessar uma reentrância do terreno pantanoso, usando a ponte da linha férrea.
Entre Olhão e Faro, por total impossibilidade de atravessar tais zonas aquosas, temos que passar por momento,s para a famosa N125, para assim dar entrada no concelho de Faro.


Link para o Track no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1224270

Durante a travessia deste concelho continuamos na presença constante dos terrenos pouco estáveis e dos sapais, onde a extracção de sal é a actividade principal. Como referência visual, entre este trajecto e o mar, temos a Ilha da Armona. Continuamos contudo, integrados no Parque Natural da Ria Formosa.

G.R. e R.A.

Sem comentários: