terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ecovia do Litoral. Concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim (FOTOS)


Concelho a concelho, cá vão algumas das fotos que retirei neste levantamento por terras algarvias.
O(s) primeiro(s), foram os do extremo Sotavento Algarvio; Vila Real de Santo António e Castro Marim :

KM 214 (?).
Para mim foi o quilómetro 0. Porque foi exactamente aqui, em frente à estação de caminhos de ferro de VRSA, que encetei esta caminhada/busca pelo litoral algarvio. Mas já agora, tenho grandes dúvidas que o projecto depois de concluído tenha somente os 214 km planeados. Como se sabe, tal empreitada ainda não está totalmente definida, podendo dizer-se que ainda demorará bem mais do que um ano, para que tal aconteça. Haverá inclusive localizações em que terá que ser feita uma total reestruturação de linhas de progressão, já que as idealizadas estão agora ocupadas por outras estruturas. Nesse aspecto os concelhos mais atrasados são os de Portimão e Lagos.




Muitas destes troços foram inaugurados durante o ano de 2008. A maioria dos originais já apresentam alguma degradação, e raros são os casos em que houve intervenções de restauro.



A primeira aparição da praia dá-se em Monte Gordo, onde o trajecto nos leva a passar no calçadão da praia.


Da praia ao mato e pinhal é um ápice. Dos calçadões muito frequentados das praias, aos percursos de
pedestrianismo pelo trilho interpretativo de Aldeia Nova a evolução está bem demarcada.
Antes de abandonarmos em definitivo a zona urbana, já tínhamos tido a hipótese de pedalar durante alguns metros de ciclovia. Voltarei a estes pedaços de "tapete vermelho" num post especifico, logo que conclua esta retrospectiva pelos concelhos, que agora encetei.




Aqui, além de se poder comprovar a existência de mais alguns metros de ciclovia, temos a perfeita noção de estarmos perante umas marcas bem nossas conhecidas; Exactamente! - O Caminho de Santiago, e as suas setas amarelas. Que por aqui se justificam pela presença de um Caminho (Português de Este), ao que sei, ainda não totalmente marcado, mas que devido à intervenção de alguns elementos mais dedicados, está prestes a ser percorrido por todos os peregrinos. 



Em resumo: Esta primeira abordagem à Ecovia do Litoral, é positiva. Apesar de a marcação ter algumas lacunas e de em determinados locais estar algo danificada, consegue-se circular sem grandes riscos. Talvez o maior problema seja mesmo, a  passagem pela estrada nacional 125, que durante alguns metros, nos faz circundar a Urbanização da Praia Verde.


GR e RA

Sem comentários: