quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ecovia do Litoral. Concelho de Lagos (FOTOS)

Por alguns destes exemplos fotográficos que aqui estão expostos, podemos comprovar o que foi descrito no post anterior, em que me referi ao estado actual da Ecovia do Litoral neste concelho. Por agora, interesses mais elevados, sobrepõem-se à ecovia do Litoral. A ver vamos até quando. Quanto a mim vou estando atento, e espero vir por aqui reportar a ocasião, quando todo o traçado oficial da costa algarvia estiver concluído e ligado.
Por agora, e enquanto não chegamos a Burgau (Vila do Bispo), temos que usar a perícia e a imaginação para ligar os extremos deste(s) concelho(s) (Portimão incluído).



Por aqui, à beira de Meia-Praia, onde os tracks que disponho me indicam a futura passagem da Ecovia, surgem-me campos de golfe e passadeiras de cimento, que, como é de supor, não vão servir para as rodas de uma qualquer bicicleta, mas sim para os carrinhos dos Caddies, e das Bargirls e os seus veículos de bebidas. E o pior, é que quando colocarem a rede do dito complexo, nem sequer sei onde é que se vai poder passar.
Para animar mais as hostes, todo o cuidado é pouco para atravessar este pedaço, onde, para além de termos que atravessar a via férrea, ainda temos que avançar por dentro de umas perigosas obras.


Ainda antes de alcançarmos a Praia da Luz, e bem depois de passarmos a aldeia que a serve, sobejamente conhecida por outros "casos", somos "convidados" a fazer um périplo pelas arribas, de onde podemos avistar belas vistas de mar e belas casas (algumas autênticos palácios), de gente endinheirada.
Uma constatação curiosa, foi a presença de alguns "Chalés" de ilustres cidadãos de origem árabe. Por ver simbologia e arquitectura especifica de tais povos.



A ordem destas fotos não está forçosamente correcta. Aqui, ainda se faz notar a presença do Castelo de Lagos, importante bastião das forças islâmicas, até à conquista definitiva pelos povos cristãos, em 1241, no reinado de D Sancho II.



Ainda as arribas e a "famosa" aldeia da Luz.




Fim do concelhos de Lagos, e, já agora de Portimão. Assim deixamos para trás um mar de indefinições e incertezas, quanto ao fazer cumprir desta empreitada. Depois da sinalização que se avista ao longe na foto, inicia-se a vila de Burgau e por conseguinte, o concelho de Vila do Bispo, logo, a "ressurreição" da Ecovia do Litoral, e do que virá a ser, a parte portuguesa da EuroVelo 1.


G.R. e o R. A.

Sem comentários: