sexta-feira, 8 de outubro de 2010

...E vamos abrir a abordagem ao EUROVELO PORTUGAL!

Aspecto geral do traçado possível em Outubro de 2010 :



Depois de ter estado no terreno, à descoberta do que sabia existir, sem saber onde, nem em que condições, primeiro, em Outubro do ano passado, e depois em Novembro do mesmo ano, voltei ao terreno, para mais uma abordagem. Desta vez, já munido do track que serve de estudo ao desenvolvimento de tal via, mas que, como se pode comprovar no terreno, além de não ter sido cumprido na íntegra, ainda está longe de estar totalmente concluída.

Realmente já o tinha imaginado antes de vir para o terreno, mas a constatação dos factos é por demais evidente. Enquanto esta obra não for coordenada por uma só entidade, que faça a manutenção e fiscalização das empreitadas, teremos sempre uma colagem de remendões, em que cada município “puxa a brasa à sua sardinha”.

Esta obra, que foi encetada, salvo o erro em 2008, tem determinados troços em absoluto estado de degradação. Mesmo que seja só um simples traço azul no chão e umas bicicletas pintadas com um molde. Como a manutenção é praticamente inexistente (com óbvias excepções), à medida que a obra avança em novos troços, os primeiros já estão uma lástima.

De uma forma conclusiva, contínuo à espera que todo este pedaço de EUROVELO 1 esteja totalmente concluído e pronto a usar.

Por agora podemos circular em muitos dos concelhos com alguma margem de segurança, mas de qualquer das formas, aconselho o uso “OBRIGATÓRIO” de GPS para todo este percurso. Não querendo tomar partido de nenhum deles, posso fazer por aqui um pequeno levantamento do “estado das coisas” nos concelhos atravessados por esta via.

Recomendo portanto a quem quiser fazer este belo traçado, no que será uma progressão muito próxima ao alinhamento final do Eurovelo 1 em Portugal, para nós, a Ecovia do Litoral, que se faça acompanhar desse maravilhoso aparelho, que alimentado pelos satélites, nos vai guiando através do terreno.
Como tracks para se fazer download, sugiro que além do traçado total, que podem baixar AQUI, se façam acompanhar das ALTERNATIVAS: OLHÃO; FARO; ARMAÇÃO DE PÊRA e o mais importante PORTIMÃO/LAGOS.

Normalmente tais possibilidades levam-nos até à famosa N 125, onde apesar da proximidade dos carros em alta velocidade, podemos passar as linhas de água e pantanosos sapais que nos podem vir a impossibilitar a passagem.

Como exemplos dessas dificuldades relembro uma parte depois de Fuzeta e antes de Olhão, em que a veleidade de não seguir pela alternativa em direcção à N 125, fez com que tivesse que andar pela linha do comboio para passar um ribeiro. Já entre os concelhos de Portimão e Lagos, nomeadamente depois de Alvor, aconselho vivamente a vertente alternativa, para fugir às ribeiras de Farrelo; Arão e Odiáxere, que apesar da comporta e da ponte da linha férrea, podem facilmente ficar intransitáveis no período das chuvas. As variantes de Armação de Pêra, Lagoa e Ciclovia de Faro, são apenas hipóteses diferentes de progressão, pois permitem-nos passar mais próximo da praia ou por dentro da povoação, respectivamente.

Desejo uma boa viagem aos aventureiros, mas apesar da ajuda GPSiana sugiro uma boa dose de tolerância para com um traçado que ainda não está totalmente pronto, e onde as dificuldades estão sempre à espreita.

GR

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