quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ecovia do Lima margem esquerda (parte feita)


Link do traçado no Wikiloc : http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=871148

Tal qual como no trajecto oficial da margem direita, este, o da esquerda, ainda não está concluído, no que virá a ser o seu itinerário total. Mais ou menos 22 km, entre Ponte de Lima e a Zona de Darque, em frente a Viana do castelo. Apesar de tudo, por esta vertente que agora vos relato já se pode circular em quase 7 quilómetros de forma continuada, practicamente até Milheiros.


O inicio está muito bem sinalizado e as placas informativas vão-nos indicando a quantos quilómetros estamos da próxima localidade, assim como a direcção optimizada para poder circular.

Contudo, nem tudo são rosas, já que o desenrolar desta plana e acessível Ecovia vai-se tornando cada vez mais improvável, tal como está sinalizada, até que chegamos a um ponto em que não se pode avançar mais. Correndo-se mesmo o risco de um dia destes, não se poder circular, já que as arribas estão a ser consumidas pelas elevadas cotas que o rio tem vindo a alcançar. Com principal incidência no inverno que passou, onde os caudais desta linha de água atingiram níveis há muito não vistos.



Quando passamos dos traçados à beira rio para os estradões mais interiorizados, o aspecto passa a ser este. Por aqui a sensação de segurança é assinalavelmente melhor.



Por aqui ainda se circula em zonas demarcadas e assinaladas como pertencentes à Ecovia.



Aqui está o registo do único Cicloturista que por mim passou, nesta manhã de Segunda feira. Numa vertente desta Ecovia em que a passadeira está construida em cima da veiga do rio.
GR


Sem comentários: