quinta-feira, 8 de abril de 2010

GR 22 Fotos Dia 0 - Lisboa / Castelo Novo


Links para as Fotos deste dia, no Picasa : http://picasaweb.google.com/bikeperegrinos

Começa por aqui a exposição de algumas fotos que este grupo de amigos foi fazendo ao longo destes nove dias de puro convívio, em que o forte foi o pedal, mas em que a camaradagem, amizade e espírito de entreajuda foram as palavras e acções reinantes. Deixamos os comentários elogiosos e agradecimentos para o fim, mas avançamos desde já com uma palavra de enorme satisfação perante tudo o que se passou nestes duros, mas belos dias: - COMPANHEIRISMO!
Foi assim que no dia 27 de Março de 2010, três ciclistas experimentados (César Nunes; João Galvão e Cláudio Proença), e um Amigo, que além do passeio teria a importante missão de conduzir a carrinha de apoio e... "CASA" para estes dias, se fizeram à estrada, rumo ao norte, mais precisamente a Castelo Novo, Beira-Baixa, onde tentariam percorrer os cerca de 520 km´s desta grande travessia que tem por nome técnico GR22 e cognome "Rota das Aldeias Históricas" em 7dias, com o intuito e regressar a Lisboa durante o dia de 4 de Abril (Domingo de Páscoa).
- Vejamos como foram correndo as coisas


Toda a viagem foi de uma grande tranquilidade. A boa disposição foi reinante, mesmo que alguns dos membros fossem passando pelas brasas. Durante esta viagem, em que atravessámos Santarém e Abrantes, fizemos um excelente almoço, ainda antes de abordarmos a A23 em direcção a castelo Novo.


Ficámos muito bem impressionados com este primeiro contacto com as Aldeias Históricas. Está muito tempo e dinheiro investido nesta aldeia, mas na sua maioria são recuperações bem feitas e de muito bom gosto.


Também foi em Castelo Novo, à nossa chegada, e ao visitarmos as muralhas do castelo que constatámos que iríamos passar por muitos estradões de serra, em que as dificuldades iriam ser muitas e duras. Para primeira impressão, pudemos comprovar quão íngreme iria ser a subida à Serra da Gardunha, onde Castelo Novo está "assente"



Foi neste largo, onde se pode testemunhar a presença de uma das muitas fontes de Castelo Novo, uma casa paroquial e o posto médico e junta de freguesia, que estacionámos a auto-caravana para as primeiras impressões. Depois fizemos a pernoita num parque especial que existe ainda mais alto do que o castelo, onde a vista é deslumbrante, sobre uma boa parte da Beira-Baixa, e onde comprovámos a pureza das águas do Alardo.


O nosso primeiro jantarinho foi mesmo por ali, pela que seria a "nossa" casa durante aqueles dias.
Diga-se de passagem que as condições foram extraordinárias para esta viagem, e que muito dificilmente, sem o apoio deste veiculo poderíamos ter executado tal aventura pelas Aldeias históricas.



Depois do jantarinho era hora de ir dar uma vista de olhos ao Benfica - Braga. Para isso atempadamente tínhamos descoberto o único café aberto por estas bandas. Foi por lá que fizemos o resto de serão na companhia de alguns alegres convivas de quem ficámos amigos.
Um enorme bem-haja para as gentes de Castelo-Novo. Segundo eles, a Aldeia mais bonita da Beira. Ficaríamos com vontade de conhecer as outras, para poder comprovar ou reprovar tal pensamento. A ver-vamos pelos capítulos seguintes.
GR


Sem comentários: