segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ARRUDA - ATLÂNTICO - ARRUDA em BTT


Mais uma excelente marcação de trilhos por parte das “gentes” de Arruda, arranjando forma de atravessar as cordilheiras até ao mar, mais propriamente ao atlântico. Mais que isso conseguiram integrar as fabulosas ecovias de Sta. Cruz para Torres Vedras no regresso, passando pelo meio, pela ciclóvia de Sta. Cruz.
É uma volta com mais de 100 KM’s para fazer num dia, e sem compromissos temporais. Mais de 1600 mt de acumulado, dos quais, 90% se encontram nos primeiros 45 km’s. Depois é quase sempre a descer e a rolar, até á subida final para a Arruda.
Grandes pormenores compõem este caminho, com subidas e descidas bastante técnicas, todo o trajecto ciclável, belos e longos estradões ou singles ao longo do rio. Esplendorosa é também a vista do alto das falésias das praias de Sta. Cruz, de onde podemos contemplar o mar e os surfistas.
Infelizmente desta vez não me foi possível completar o passeio planeado, já que, devido a um queda na descida para Sta. Cruz. Acabei por ficar bastante condicionado para progredir com o à-vontade que este track merece. Limitado, lá fui avançando como podia, fazendo umas pausas de lés a lés para descansar e repor mini’s. Acabei por conseguir avançar até Dois Portos, onde, e após reunião consensual decidimos que o Zé avançaria pelos cerca de dez quilómetros que ainda faltavam, a solo, ficando com a missão de terminar o trilho, ir buscar o carro, e vir levantar o “lesionado”. Foi assim que acabou esta agradável aventura, que apesar do incidente, foi muito agradável e serviu para matar saudades destas longas jornadas de BTT. Um dia ainda a voltaremos a fazer.


Nas redondezas de Arruda dos Vinhos e por longos e belos quilómetros a paisagem dominante são as vinhas, elemento tão característico por estas bandas do Oeste.


Mais e mais vinha, que se estende por longos vales entre a paisagem mais usual destas paragens. - Os montes!


Entre singles de montanha e descidas mais ou menos técnicas também se encontram amplos estradões. Esta é aliás, uma das dominantes no caminho de regresso, quando andamos por mais de vinte quilómetros, por cima da Ecovia, desde Sta. cruz, até Torres Vedras.


DAH!


Espectacular pique para a encosta do lado de Torres Vedras. Por aqui já se pisa o característico solo da zona. Essencialmente composto por Eucaliptal.


Mais uma descida técnica, desta vez bem captada pelo fotografo.


O cruzamento com motas de cross, minimotas e moto4 foi uma constante. Belos espectáculos que alguns destes destemidos nos iam proporcionando.


Está aqui alguma coisa trocada... Será uma montagem do Fotoshop? - Esta bici não é deste sujeito! Até acho que não lhe fica nada bem. - Nâo sei, deve ser da posição do selim!?!?!


Olha! E este também não está com a Bici dele... bicis panisgas... com suspensão total...lol
Vamos mas é repor essas bicicletas no seu verdadeiro place.


Este rio estava completamente coberto por uma camada verde de algum elemento estranho, que lhe dava este aspecto bastante curioso.


Além disso, o mesmo rebelde rio decidiu sair do seu leito habitual e vir ocupar por completo o caminho. Por momentos não sabíamos o que fazer, mas depois de uma análise fria e maturada...lol... e da ajuda de um cidadão simpático que na outra margem da água nos ia dando dicas do que se passaria mais para a frente, decidimos arriscar...


...Quem não arrisca, não petisca. É que por esta altura já começava a apertar a fome. Antes de irmos comer ainda tomámos uma "banhoca".


Aspecto da coisa depois de a atravessarmos. Dificuldade superada!


Enquanto eu tentava recuperar forças e alguma respiração, o comp foi dar uma vista de olhos aos surfistas. Elementos habitués destas paragens por terras de Sta. Cruz. Diga-se que a vista por aqui é deslumbrante.


Por cima das falésias, sempre junto à costa e muito perto da Ciclóvia que liga as praias desta zona.


Já em Torres Vedras, demos de caras com este autêntico guru das Bicicletas. - O que dizer da indumentária? - Hum? - Nem o Agostinho quando alinhava pela Raposeira.


Inicio de single track fabuloso, sempre coladinho ao ribeiro, que se estende por uns longos metros e tem inicio mesmo junto ao aqueduto.

ESPECTÁCULO!

Trilho recomendado numa jornada a repetir!

GR e Zéi


2 comentários:

Froids disse...

Ola!

Curioso o facto do rio ter subido tão depressa. Quando passámos estava bemmmm mais baixo!

Aqui fica um pequeno video que fiz da nossa aventura pelos trilhos e caminhos deste Arruda-Atlantico, edição de 2009, onde se pode ver bem estava como estava quando por lá passámos!

http://www.youtube.com/watch?v=OYYOQr_9_o4

Um abraço e parabéns pelo blog!

Abraço
Fred.Nunes AKA Froids

João Galvão e Ricardo Rosa disse...

AO FROIDS!

Parabéns pelo VÌDEO!
Um Espectáculo!!!

Continuação de boas voltas...

Abraço, João Galvão