segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Via de la Plata + Sanabrês (Ago 09) Dia 6 Carcaboso - Calçada de Bejar

Saímos cedo, ainda de noite com objectivo de avançar mais alguns quilómetros do que tínhamos feito pelas jornadas anteriores. Puro engano, como perceberão mais lá para a frente. Sabíamos da presença do Arco de Cáparra nas imediações de Carcabosso, por isso queríamos andar, andar...

Logo pela fresquinha, já todos ataviados e de pequeno almoço tomado em pleno albergue, fomos todos pinpões para as bicis de alforges na mão e, Zás... Já foste. O local onde tínhamos posto as gingas, no pouso da D. elena estava fechado à chave. tivemos que a chamar... Bem, perdemos ali mais de uma hora. É por essas e por outras que às vezes não podemos fazer grandes planos.

Mas adiante. Lá fomos por campos de pasto a caminho do povoado romano que conserva o único arco de quatro voltas intacto da Península Ibérica. Ao chegarmos lá ficámos deslumbrados com tanta história que nos "quedámos" a tirar fotos por uma boa meia hora. Foi de tal ordem que apareceram os jovens de Irun, com quem trocámos também umas fotos. logo de seguida, e aproveitando a sua "fuga" (rapidamente interrompida com um furo), aproveitámos para abandonar aquele local. Quanto é que pensam que andámos? Pois é... Pouco! O César também furou.

Da parte da tarde, ainda antes de atravessarmos a fronteira de província e região, passando para a de Salamanca (Castilla/Leon), o que mais me salta às teclas foi o grande banho e esplendorosos mergulhos que dê-mos na piscina natural de Baño Montemayor. -Espectáculo! Depois disso, grandes subidas, grandes "bajadas" e a chegada a Calcada de Bejar, onde contava-mos fazer uma pausa para um "sumo" e seguir. Só que ao chegarmos ao único bar desta terra (aconteceu-nos várias vezes. Sítios há, que nem sequer têm nenhum), e demos de caras com os nossos amigos bascos que estavam à compita para ver quem é que bebia mais canecas duma das bebidas de verão de "nuestros ermanos", a "Caña lemon". um mistela de cerveja com fanta limão... Breeerrr...as merdas que esta malta inventa. (outro dos delírios da época é o tinto de verano, uma sangria deslavada). Bem, o que vos quero dizer, é que nos pusemos a "confraternizar" com eles, e já não mais saímos dali. Pois é! Num dia em que contávamos fazer mais de oitenta, pouco mais fizemos do que sessenta... Mas o que conta é a alegria!!!!






Pouco mais do que 63 km's. pouco mais do que mil metros de acum. e variação de altitude, dos 200 mt aos 900 mt.

TRACK E ALTIMETRIAS DO DIA EM WIKILOC :

http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=512319



Isto é que é vida... cada dia que via-mos nascer, parecia que estava-mos mais novos. Provavelmente foi ao contrário... Mas, isso agora não interessa nada...



"Conimbriga" em estado bruto. Cáparra, Um esplendor de história...



O Arco de Cáparra... E a amiga de Irun.

O ex-libris da região (porta final da Estremadura), e os "Três estarolas". OH 18?!? Já encontraste o tripé?!?!?


Coisa linda!



Com a mudança de ares, começaram as travessias de pequenos ribeiros e pontos de água. Gostava de ver como é que vão ficar estes obstáculos em pleno inverno. É que, assim como para nós, em pleno Agosto, o calor foi um dos maiores obstáculos, para quem fizer este caminho no inverno (se for pelo Caminho), a água e seus "derivados", serão certamente um entrave ainda maior.


Uma das primeiras representações físicas do que sabíamos ser a verdadeira e original "Emerita CesarAugustam - "ESTES ROMANOS SÃO LOUCOS!"


E pronto! Interrupção para ...remendo...
A coisa já tinha a sua graça... Confesso. Cada vez que parava a caravana, para mais uma constatação do inevitável. Sempre que desmontávamos a tenda para repor o ar no seu devido lugar; Era um fartote. A única questão, e primeira, que se levantava era: - Quem é que furou??? - Foi "boi" ou "vaca"... Sim porque a mim, não me tocaram cá maleitas dessas...lol...lol...
- São muitos anos a assar frangos.....

Espectáculo! depois de tanto subir... Nada melhor do que uma piscina natural para descontrair!

Lá bem no meio, se estiverem atentos, está o 18 a pedalar em grande ritmo. Depois do seu mergulho e das suas filmagens (sim! porque isto está tudo filmado. O pior vai ser editar.... Bem, mais tarde), decidiu que ia subindo o resto que faltava. Só que depois da piscina, o "home" não viu a entrada para o Caminho e começou a serpentear pela carretera, enquanto que a malta, fomos pela via pedonal, que apesar do muito técnica e bruta, nos levava direitinhos ao topo do monte...


...Topo do monte esse que coincidia com a passagem de província, agora sim com um pequeno troço de estrada. Depois disto viria uma descida pura de técnica, em que apesar de crer, tive que passar a usar de muito cuidado e atenção para combater a tremenda falta de pastilhas que entretanto me atormentava.


Os dias cada vez eram mais "longos". O cansaço já ia tomando conta dos corpinhos...



... De vez em quando tínhamos que fazer umas "pequenas" pausas para descontrair e confraternizar... O pior era voltar a levantar da cadeira...ui... aqui estamos nós com os nossos "colegas", uns bascos que também estavam sempre a jogar no nosso "campeonato".



Apesar de termos como ideia inicial, o continuarmos para além deste albergue (trazia a referência do Padre Blás), acabámos por nos "quedar" por ali. Em boa hora! diga-se de passagem.



...Por lá jantámos, por lá dormimos, por lá desayunámos, de lá saímos pela fresquinha... Sim porque a partir daqui as temperaturas pela manhã já eram mais cool.
TODAS AS FOTOS DO DIA EM PICASA :



GR (GPS)

Sem comentários: