segunda-feira, 6 de abril de 2009

VIA ALGARVIANA 2009, “LIVE” from Vaqueiros (deep Algarve)

Depois de 62 km´s (alguns perdidos).

Saídos se Alcoutim perto das 10 h (demora na logística, normal para um passeio destes com 43 BTTistas), chegámos a Vaqueiros perto das 17 h.
Cerca 1600 mt de subidas acumuladas, muitas dificuldades depois (…e estamos a falar do dia mais fácil).

O dia não começou lá muito bem. Ainda tomámos o pequeno-almoço na Pousada da juventude de Alcoutim e fomos levar as bagagens até ao cais do Rio Guadiana na vila. Por essa altura deparámos que um dos pneus do carro do Paulo Marques estava em baixo, antes de voltarmos ao local da dormida, onde nos aguardavam o Cláudio (entretanto chegado) e o Joca, ainda substituímos o pneu.
Regressámos ao cais, já de bicicleta, para ouvir as preleções finais da organização (Clara) e de um dos guias (José Neves), antes de voltarmos a tomar um pequeno-almoço, desta vez oferecido pela organização, no snack/loja de souvenirs “Amendoinha da Serra”

Seguimos para o terreno, onde éramos brindados com belíssimas paisagens, como podem ver nas fotos.
Da malta do Passeio apenas refiro, que, até à data, e pelas conversas, são todos uns "bacanos".



Neste momento estão aqui uns convivas algarvianos a fazer uma entrevista em directo para o BTT TV.

A confraternização, simples entre esta “calorosa gente”, é fácil e sempre carregado de ironia… Estamos a falar da fina flor do BTT nacional.

Fazendo um pequeno relato do “dia de terreno”, podemos dizer, que:

Passados 10 km´s parámos numa relíquia do Paleolítico (menires do Lavajo). Após a visita fomos avisados por um dos participantes, da queda de uma rapariga inglesa. Tinha escoriações um pouco por todo corpo, com especial incidência no joelho.
Telefona para aqui, telefona para ali, 112, vem ou não vem… (acabaram por vir os bombeiros).


Com isto perdemos quase duas horas. Lá foi a “Sue” para V.R.S.A., para o centro de saúde. Prendemos a bicicleta a um poste para a organização a recolher mais tarde.

Junto à “ocorrência” ficaram cerca de 8 “convivas”, onde eu me incluía, que seguiram juntos ou em pequenos grupos até Vaqueiros.

Muito bonito, bastante difícil, a ver como serão os próximos dias, UI!

O alojamento foi o possível (banho frio, dormida no chão). Mas o jantar foi bem-bom. Aquele frango foi… assim como a sandes de presunto e as minis que ingerimos antes do jantar.

Resta-me acrescentar que a aridez deste percurso fica patenteada pela falta de contacto com populações. Passámos por três ou quatro povoados, mas nem todos tem sequer um café… Dá para ter uma noção… Este Algarve não é aquele que estamos habituados a ver quando vamos de férias… Aqui nem rede temos para o telemóvel…
Por agora são as palavras possíveis directamente do duro chão da sala polivalente de Vaqueiros... tenho que tentar descansar. Amanhã espera nos um acumulado de ... 2700 mt... A VER VAMOS!
Do "Guarda-Rios"

P.S. - A edição dos Vídeos fica para mais tarde, assim como mais desenvolvimentos...

1 comentário:

Anónimo disse...

sue!
não voltes a fazer uma dessas............a princesa desmaiou nos praçs do principe encantado.
ahahahahhaha