domingo, 19 de abril de 2009

Mais uma alternativa de bem estar e defesa pessoal.

Ora muito bem... Desta vez foi um estágio de Okinawa Kobudo, e perguntam voçês o que é isso?


Okinawa Kobudo é uma prática de Shotokai Karate do, mas com armas e a mais comum é o BÔ,


mais vulgarmente conhecido como páu.


Existem varias vertentes ou linhas como queiram chamar, que são praticadas por esse mundo fora, sendo que a original é a linha Matayashi, que foi quem desenvolveu a arte de lutar com armas.



Matayoshi Kobudo O sistema foi criado pelo notável trabalho de dois instrutores, pai e filho, que dedicaram as suas vidas para nos deixar o legado de seu estilo.

Shinko Matayoshi Sensei e seu filho, Matayoshi Shinpo Sensei, através do seu sistema, influenciaram muitos outros estilos de Kobudo, que são praticados hoje.

Voltando ao estágio, que desta vez... Finalmente tive mais uma opotunidade de treinar sob orientação do mestre João Coutinho, que é nada mais nada menos que 5º dan de Shotokai Karatedo e 4º dan de Okinawa Kobudo.

O estágio decorreu nas instalações do Shotokai de Queluz, espaço que eu não conhecia mas que fiquei deslumbrado, porque têm umas condições para a prática deste tipo de modalidades que deve encher de orgulho as pessoas que têm oportunidade de ali treinar.

E feitas as considerações que achei que deveriam ser feitas vamos ao estágio própriamente dito;

Eram 9.30 horas quando começámos o aquecimento, e ao fim de vinte minutos, alguns de nós já tinhamos percebido que a coisa não ia ser fácil, pois nas primeiras voltas com o "páu" eu já tinha levado com ele na "tola", ficou logo o aviso que realmente aquilo é uma arma.

Depois do aquecimento, e alguns que o digam, porque quem deixa cair o Bô, deve pagar logo 10 flexões de braços; Uma das coisas fundamentais para se poder manusear o Bô é saber rodá-lo, para um lado e para o outro, sem que ele nos bata no corpo, caso contrário a arma pode virar-se contra nós.

Depois de fazer rodar à esquerda à direita, para a frente e para trás, lá vieram então as técnicas de defesa e de ataque, tudo isso com base nos conhecimentos que nós temos da prática do Karate.

Depois veio um pouco de "kion" O kion é a prática com opunente, em que um ataca e o outro defende e vice-versa, depois de alguns minutos em que a concentração tem de ser de 100%, sim, porque se assim não for estamos sujeito a levar um toque nos dedos, coisa que vos garanto que não é nada agradavel.

E por fim e como disse o mestre João Coutinho, lá se espalhou a confusão, que foram os "kata", o kata é a conjugação de uma série de defesas e ataques, que quem não sabe é tipo coreografia mas que se destina a que o praticante à medida em que vái tendo mais desenvoltura na conjugação desses mesmos movimentos, acaba por aperfeiçoar a técnica a força e o control que se deve ter a quando do manuseamento destas armas.

Caros amigos, quero aqui deixar um agradecimento ao mestre João Coutinho, pelo facto de ele partilhar connosco todos estes conhecimentos, que quem gosta destas modalidades que na sua maioria são quase sempre ostracisadas por parte da sociedade em que vivemos, mas que em minha opinião, se esse tipo de aprendizagem fosse mais divulgado, talvez não existisse tanta falta de solidariedade e tanta intolerânçia.

Assim quero desejar a todos muita Saudinha da Boa e boas práticas no dia a dia.

Sem comentários: