quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Breve história da Secção de Cicloturismo da F.C.Gulbenkian (2)









Foi desta forma, através de um Power Point que enviámos e fizemos circular por todo lado que começamos a apresentar o nosso projecto, tentando angariar o maior numero de adeptos possível, e criando bases de dados com todos os itens de cada associado novo, ao mesmo tempo que encetávamos contactos com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC-UVP), com o intuito de inscrever todos os futuros participantes nos nossos eventos, dando-lhes um seguro desportivo, exclusivamente destinado ao uso da Bicicleta. Através desta mobilização de massas conseguimos inscrever em primeira instância 26 ciclistas, aos quais se seguiram mais, à-posteriori.
Começávamos a ficar preparados para realizar os nossos passeios/voltas. Já tínhamos a divulgação da secção e as inscrições feitas, depois vieram os logos dos nossos colegas que nos permitiram construir os primeiros cartazes onde incluiríamos a informação acerca das iniciativas. Para se ter uma ideia dos mesmos divulgamos aqui um, dos que circulou para promover o 1º grande encontro de Cicloturismo, tentando também "convencer" os indecisos.

Deste primeiro passeio famílias ficou um relatório que expomos mais à frente, assim como as fichas de "Presenças" e do "Plano de sessão de treino" que passámos a fazer sempre, após cada iniciativa da Secção.
Ficam aqui dois exemplos dessa logística, referentes ao 2º encontro, efectuado em Monsanto na vertente de BTT. Passou a ser um trabalho árduo mas que dava bastante "gozo" fazer.
Daí para cá, já passaram mais de dois anos e cerca de vinte encontros. Alguns tiveram carácter menos oficial, pelo facto de serem combinados mais em cima da hora, não nos permitindo reunir todos os elementos.
Como curiosidade divulgamos também, os links dos traçados, monitorizados por colegas que tinham GPS nessa época.
Mais tarde, a A.P.F.C.G.(Secção de Cicloturismo) passou também a ter um Garmin CSX que nos permite fazer as marcações das voltas.
Primeiro relatório:
1º GRANDE ENCONTRO DE CICLOTURISMO DA A. P. F. C. G.
Lisboa, 7 de Janeiro de 2007

Estádio nacional, Cruz quebrada, pelas 10 horas da manhã

O primeiro grande encontro de cicloturismo da associação de pessoal da fundação Calouste Gulbenkian decorreu com grande elevação e civismo. As famílias, colegas e convidados foram chegando ao local combinado (as piscinas do estádio). Até às dez e meia, hora em que iniciámos o nosso percurso contabilizámos cerca de trinta participantes, entre eles destaco: os colegas Miguel Belo e o seu afilhado; José da silva; João Gonçalves, que levou o filho mais novo (João Pedro) e um aluno do karate; Mário Bernardino que trouxe além da filha, dois amigos e os filhos; o Jeremy Lake e o Eric da orquestra e os respectivos filhos assim como o Jorge Lé que chegou mais tarde. Além destes funcionários e de nós os dois (Ricardo Rosa e João Galvão) como parte da organização, estiveram também presentes, alguns amigos que prezamos muito, tais como o meu compadre Zé Alexandre, com quem vim e fui para casa de bicicleta, a irmã do Ricardo, o cunhado e o filho deles, além do nosso amigo e colega nas andanças das peregrinações: Rogério Martins.
Depois de aguardarmos um pouco pelos atrasados e de termos dado alguma assistência às bicicletas dos colegas, assistência essa que foi composta por umas lubrificações de corrente e umas bombadas nos pneus, iniciámos a distribuição do nosso manifesto de intenções enquanto dávamos alguns esclarecimentos sobre a secção de cicloturismo e do que pretendemos para o futuro, assim como dos objectivos do passeio de hoje. Aproveitámos também a presença do Rogério para falarmos um pouco de orientação e da possibilidade de a incluir em jornadas que se vierem a efectuar mais para a frente. A acompanhar estas informações, facultámos o visionamento de alguma informação, tal como: a base de dados dos colegas que já tinham entregue o questionário base; a volta de hoje monitorizada em GPS pelo colega Jorge Freire que se tinha disponibilizado a fazer esse levantamento no dia anterior; o power point de apresentação da secção, etc, etc.
Concluídas as prelecções iniciais demos então inicio à volta propriamente dita. Visto o facto de entre os participantes haver crianças pequenas que tinham as bicicletas com rodinhas tivemos que fazer a abordagem à ilha artificial que dá apoio à canoagem do estádio nacional de uma forma suave e lenta. O Ricardo ia à frente para indicar o caminho e dar apoio na parte da frente da caravana, e eu fiquei pela parte de trás da coluna “empurrando” os participantes para a frente. Além de comunicarmos entre nós por walkie-talkie, tivemos o precioso apoio do Rogério e do meu compadre, assim como do próprio Miguel Belo, que por muito que não queira, acaba por fazer parte da organização.
Percorremos a ilha pelo seu perímetro e pelo seu interior, passando as suas diversas pontes e canais desembocando numa rua alcatroada que dá acesso ao ténis. Ai concluímos, com a ajuda da Lindanor Xavier que seria melhor que a filha andasse num terreno menos acidentado, isto porque a pequena não se ajeitava bem com a bicicleta. Assim com a ajuda de outro colega a pequena e a mãe foram para um local mais propício para o tipo de veículo da menina.
Continuámos passando junto dos campos de futebol, e seguindo paralelos á ribeira do Jamor, contornando o estádio pelo sue perímetro exterior. Antes do campo de golfe, separá-mo-nos, por concluir que alguns colegas não se dariam muito bem com as dificuldades (lama e barro) que existiam mais à frente, na parte mais distante do estádio.
Encontrá-mo-nos no lado oposto, já perto do parque de estacionamento do campo de futebol, e aí encetámos a subida juntos. Por alguns elementos terem ficado a lavar as bicicletas numa vala, combinámos pelos rádios que nos iríamos concentrar de novo, assim que estivessem todos os participantes em frente à porta de honra do estádio de futebol. Aí conversámos com os ciclistas, e colocámos duas hipóteses de progressão: ou seguia-mos pelo circuito de manutenção, logo à direita e que era bastante acidentado para quem acompanhava com crianças, ou descia-mos pelo passeio até às piscinas.
Fez-se uma divisão das “tropas”, as famílias com miúdos pequenos decidiram regressar pelo caminho mais curto, pois a jornada já ia longa. Enquanto os mais jovens e radicais subiram a ladeira do circuito de manutenção, e ai tiraram proveito de alguns saltos e descidas só possíveis para os mais audazes.
Sem se dar por isso passou mais de uma hora de um aprazível passeio, ao que se juntou um convívio salutar entre colegas e amigos. Em relação a quilometragem fizemos cerca de cinco kms, mas de uma forma muito descontraída.
Encontrá-mo-nos todos de novo, junto das piscinas e dos carros ali estacionados, conversámos um pouco sobre o passeio e as alternativas para futuros encontros. Escutámos os ecos sobre a organização, que foram de uma forma geral bastante positivos e despedi-mo-nos até um próximo encontro.
Adeus, até para a próxima aventura, que se quer, breve.
MISSÃO CUMPRIDA!!!
Fichas do 2º encontro:
Clube: Associação de Pessoal da Fundação Calouste Gulbenkian
Época: 2006 / 2007
Ficha de presenças nos Encontros
Tipo: BTT
Passeio Nº: 2
Local de Passeio: Monsanto - Pupilos do Exército
Data: 28-01-2007
Treinador: João Galvão
Presença de Filiados / Segurados
Nº FILIADO / NOME / ESTADO
28691 João Carlos Gil Moniz Galvão P
29039 Domingos Manuel Mira F
29020 Ricardo Jorge Justino da Costa Rosa P
Rogério Martins P
29021 António José Asper Branco F
29022 Alberto João do E.S.Gonçalves F
29023 José Maria Mosqueda Cejudo P
29025 António Jorge Vilaça lé O
29026 Eduardo Jorge Cordeiro Freire P
29027 Luis Manuel Alves Alonso O
29028 Luis Filipe Duarte Fradique F
29029 José Manuel de Sousa Silva P
29031 António José Árias Miranda P
29032 João Pedro Martins Gonçalves F
29033 André Filipe Diniz Santos F
29034 Rafael Nóbrega Rêgo P
29035 César Manuel das Neves Nunes F
29036 José Alexandre Sousa da Silva F
29037 Rafael Sérgio São Bento Rosa P
29038 Sandra Margarida Conceição Carvalho O
Total Parcial de presenças: 9
Presença de Não Filiados
João Camacho (J.F.); Carlos Veloso (R.R.); João Camacho Jr. (J.F.); António Veloso (R.R.)
Américo Martins; Pedro Gomes Pinto; Barbara Martins; Carlota Martins; Sra. Martins; Eric Murphy; Jeremy Lake; Fernanda Veloso (R.R.)
Total Parcial de presenças: 12
Total de presenças: 21
OBS:
P - Presente ; F - Faltou ; L - Lesionado ; O - Outras
Os Filiados, Jorge Lé e Sandra Carvalho não iniciaram o passeio por precausão; Luis Alonso participou como carro vassoura. Honram-nos com a sua presença, a família do Rogério Martins e Fernando Madeira.


Clube: Associação de Pessoal da Fundação Calouste Gulbenkian
Época: 2006 / 2007
Plano da Sessão de Treino
Escalão Etário: BTT
Sessão de Treino / Passeio Nº: 2º
Data: 28-Jan-07
Local de Treino / Passeio: Monsanto
Treinador: João Galvão
Conteúdos do Treino / Passeio:
precursos:
Circuito misto, iniciado na Mata de São Domingos de Benfica, passando por: Pina Manique; Estr.do Outeiro; Picadeiro; Alameda Keil do Amaral; Pista de Modelismo; Guarda Florestal; Circuito de manutenção da policia; descida do retransmissor de Monsanto; Parque da Pedra; Parque dos Índios e Palácio Marques de Fronteira.
Duração da Sessão: 1 H 30 M
Material necessário:
Obrigatório: Bicicleta, capacete, luvas, água, óculos - Facultativo: Protecção para a chuva
Condições meteorológicas:
Previam-se temperaturas baixas, mas sem chuva. Deparamo-nos com chuva intensa e bastante frio (2º C)
Objectivos do Treino / Passeio:
Consolidar um grupo na vertente de BTT, Tentando tomar conhecimento das capacidades técnicas e físicas de cada um. Confraternização entre todos os participantes e apresentação de alguns elementos novos.
Tempo / Tarefas Propostas / Tarefas Realizadas
das 10 às 10,15 / Tolerância / Conversação e manut. das bicicletas
10:15 às 10:30 / Palestra e Aquecimento / Palestra e Aquecimento
das 10,30 ás 11,00 / Mata de São Domingos / Mata de São Domingos
11:00 ao 12:00 / Percurso Monsanto / Regresso Antecipado
Obs.:
Devido às condições climatéricas adversas, em que chegou a nevar e atingiram-se temperaturas de 2ºC, antecipámos o regresso para evitar casos de hipotermia e/ou pneumonia.

Link's para track's GPS:
Costa de Caparica:http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=274885

Sem comentários: