quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Breve história da Secção de Cicloturismo da F.C.Gulbenkian (1)

Outro dos projectos que temos em comum, aliás um dos mais importantes, é a secção de Cicloturismo, integrada na associação de pessoal da instituição onde temos o prazer de trabalhar. Como a maioria saberá, somos técnicos de palco na Fundação Calouste Gulbenkian, e além de termos o privilégio de trabalhar com artistas das mais distintas áreas e culturas, ainda temos a felicidade de ter uma Associação de pessoal empreendedora, que através de sua presidente, à qual não podemos deixar de dar o nosso sincero agradecimento, nos apoia "incondicionalmente" nas iniciativas que tentamos desenvolver, e que são dirigidas aos nossos colegas, aos seus familiares e alguns amigos.
Com o intuito de incentivar o uso da BIKE fomos criando esta ideia, que hoje em dia já é uma referência no desporto desta instituição.
Apesar dos muitos preparativos preliminares, logística obrigatória para uma secção como esta, conseguimos lançar o nosso primeiro passeio em 7 de Janeiro de 2007. A este passeio, que chamá-mos: - 1º grande encontro de Cicloturismo, demos uma conotação de "volta das famílias", para se poder destrinçar do outro tipo de actividade paralela, que seriam as voltas de puro BTT.
Como queríamos que as nossas iniciativas tivessem alguma projecção visual, pedimos a dois colegas e Amigos, que por terem dotes artísticos, nos desenvolvessem um desenho e/ou logótipo que fossem a imagem da secção e com os quais as pessoas nos pudessem identificar. Esse repto foi logo aceite sem hesitações pelos criadores em causa, a quem também temos que agradecer publicamente, o trabalho generosamente efectuado. Obrigado José Eliseu e Pedro Leitão.


Não nos podemos esquecer da enorme ajuda dada por parte de outro colega, o Jorge Freire, um dotado para as "informáticas", que nos revelou algumas das hipóteses para melhorar a organização e o visual da nossa secção. Um exemplo dessa ajuda está aqui à esquerda, e refere-se ao tratamento gráfico que demos ao traço inconfundível do Mestre Eliseu

Sem comentários: