sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

1, 2, 3. ...Andar à chuva outra vez.

Tema altamente actual (não podia estar mais) para os que se intrigam com o facto de lés-a-lés caírem umas "pinguinhas" do céu, às quais os mais cépticos apelidam de chuva, e que para os verdadeiros ciclistas do dia-a-dia, apenas se regista como um mero facto (lol), fica aqui um tópico do inevitável Fórum btt: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,49406.0.html onde um interveniente coloca a questão:
- Utilizam a Bicicleta no dia-a-dia, mesmo com chuva?
À Pergunta, pertinente para alguns, óbvia para outros, respondi desta forma:

Claro que sim!
Todos os dias, chova ou faça sol.
Só o bem-estar que isso me proporciona, torna o acto imprescindível.
Desde 2005 (curiosamente ano em que não choveu), que venho de Bicicleta para o trabalho. Inclusive, cheguei a ir almoçar a casa diariamente ao longo de um ano.
Durante dois anos, e enquanto o meu filho mais velho podia andar na cadeira traseira, cheguei a levá-lo para a creche durante a época seca (primavera/verão). Se queriam vê-lo a estender o braço para receber o jornal gratuito, e abri-lo como se o estivesse a ler, mas de "pernas para o ar", com as letras ao contrário... Um "fartote".
Certo é, que não moro muito longe do meu local de trabalho, mas como a bicicleta é o meu meio de transporte preferencial, tanto posso fazer 15 km's num dia, como chego a andar 40.
Para atenuar os "efeitos" da chuva tenho algum equipamento de carácter "obrigatório", como: - Os pára-lamas e as luzes (muito importante), além de um impermeável completo e umas protecções para os sapatos.
Em relação a alguns dos interlocutores que me antecederam, tenho a sorte de não ter que usar o "obrigatório" fato, nem a indissociável gravata (o que os Croatas foram inventar!), além de que, posso tomar um banho quando chego ao trabalho.
Como conclusão digo: - Apesar de ser necessária uma grande força de vontade para todos os dias sair com a Bicicleta de casa quando está a chover ou muito frio, como aliás tem sido o caso por estes dias, os dividendos físicos e psíquicos são de sobremaneira maiores do que o facto de ficar horas parado no trânsito (aqui sobressai o meu lado sátiro: - Que bom que é passar pelos carros em fila. IH, IH, IH).
Todos sabemos que há algumas limitações ao uso da BIKE, como o transporte de crianças com mau tempo, certos e determinados volumes, etc, etc... Mas se puderem, experimentem!

Saudações Pedalísticas.

Só um à-parte. Desinibam-se, venham pedalar... A chuva, se por mero acaso vos atormenta, acaba já a seguir.

1 comentário:

mlucas disse...

Eu já la tinha ido e lido o q escreveste...
Andar de bicicleta? Eu? Gosto muito, mas sem subidas, tá? Adoro quando a Marginal fecha aos carros e nos podemos passear por lá!